Fala galera!
Assim como falei no post anterior, nada de preconceito por aqui, ok? As "especificações para mulheres" atendem a um pedido da minha namorada, para que ela e outras mulheres que não conhecem muito do mundo automotivo possam entender um pouco da linguagem deste segmento (e consequentemente possam acompanhar o blog sem precisar daquele "amor, o que é motor 1.0?" rss. O "amor" vale só para minha namorada, ok?).
Bom, vamos ao que interessa. Já sabemos que um carro pode ser 1.0 (ou outro número), de 80 cavalos, ou "cv", por exemplo. Essa potência máxima é conseguida a uma determinada rotação do motor, medida pelo "RPM", ou rotações por minuto.
Sabe aquele número marcado pelo conta-giros do seu carro? Geralmente tem "1, 2, 3" ou "10, 20, 30" e o ponteiro vai subindo de acordo com a aceleração? Isto marca as rotações por minuto (RPM), que marcam quantas rotações o motor faz por minuto naquela aceleração. Quanto mais fundo você pisar no acelerador, mais rotações.
Especificação de cada carro depende da marca e do modelo |
Bom, vamos ao que interessa. Já sabemos que um carro pode ser 1.0 (ou outro número), de 80 cavalos, ou "cv", por exemplo. Essa potência máxima é conseguida a uma determinada rotação do motor, medida pelo "RPM", ou rotações por minuto.
Sabe aquele número marcado pelo conta-giros do seu carro? Geralmente tem "1, 2, 3" ou "10, 20, 30" e o ponteiro vai subindo de acordo com a aceleração? Isto marca as rotações por minuto (RPM), que marcam quantas rotações o motor faz por minuto naquela aceleração. Quanto mais fundo você pisar no acelerador, mais rotações.
No painel do carro, o conta-giros (esquerda) é que marca as "rotações por minuto" (RPM) |
Então a gente vai falar que o carro é 1.0 de 80 cv a 6.200 rpm. Até aqui tudo bem? Podemos continuar?
Minha namorada disse que sim aqui! Então vamos lá. Outra dúvida "cruel!". "O que é quilômetro por litro? Ou km/l?". Esta é simples. Mostra quantos quilômetros aquele carro roda com 1 litro de gasolina.
Quanto mais quilômetros, mais econômico ele é. Por exemplo: um carro 1.0 vai rodar, hipoteticamente, 12 km/l na cidade e 15 km/l na rodovia (na estrada há menos troca de marchas e menos "para e anda", que tem na cidade, por isso a economia é maior).
Hatch x sedã: qual a diferença???
Hatch x sedã: qual a diferença???
"Tá, entendi", ela disse aqui do lado. "Mas e aquele troço de sedã e hatch?". Eu explico. O modelo sedã é aquele que tem o porta-malas extendido, do tipo Corolla (Corolla ela conhece rs) ou Civic.
Já o hatch, ou hatchback, é a versão menor, tipo o Vectra GT ou o Corsa, que tem o porta-malas menor. É um compartimento de passageiros com porta-malas integrado. Quer ver? Vou mostrar a diferença olhando um modelo de carro escolhido aleatoriamente, o Ford Fiesta. Olha a diferença.
Modelo sedã:
Pneu x Roda: não é a mesma coisa?
"Pneu x roda: mas não é a mesma coisa?". NÃO!!! Nossa, a coisa tá pior do que eu pensava aqui. Pneu é uma coisa. Roda é outra! Pneu é aquela "coisa" de borracha que gira na parte mais externa. Roda é o que tem dentro, a parte de ferro, ou de aço, ou de liga-leve (nada de magnésio! rs) que "prende" o pneu e o faz girar.
"Pneu" é o que está à esquerda, "roda" o que está à direita |
"Tá, mas e esse negócio de aro da roda?". Aro é o tamanho da roda, o diâmetro. Um Celta, por exemplo, vem com rodas aro 13 polegadas, ou 13". O Corsa, aro 14". Já um Astra vem com rodas 16". Um Camaro, com aro 20". Quanto maior o aro, maior a roda.
Cada modelo traz um tamanho de roda original (na foto, aros 13", 14", 16" e 20") |
Especificações do pneu
Perfil - (ela não perguntou, mas já vamos emendar aqui!) é a grossura do pneu, é a parte que vai ficar entre a roda e o chão. Quanto maior o perfil, mais grosso ele vai ficar. Um carro original normalmente vem com pneus perfil 50.
Largura - é literalmente a largura do pneu. Quanto mais largo, maior aderência ao chão. Vamos pensar no pneu "165", que é logicamente bem mais "fino" do que um pneu "225".
Geralmente a especificação do pneu vem da seguinte forma: largura/altura/aro, como por exemplo 225/30/20 (225 de largura, 30 de altura do pneu e aro 20).
Quanto maior a roda, menor o perfil do pneu |
Considerações finais
Ela disse aqui que chega, que já tá bom e que o post vai ficar gigante. Concordo! Mas pelo menos já vai dar uma boa ajuda para quem não entender nada (bulhufas! rs) de carro. Quem sabe para uma próxima postagem não rola explicar sobre xenon, mola esportiva e outras partes técnicas!? Boa ideia né!
Ah, as dicas valeram uma boa massagem nas costas! Isso é bom! Além de uma nova leitora assídua do blog. O que é melhor ainda!
Ficou com dúvida? Me manda um e-mail editor@garagemdocalfat.com.br com perguntas ou outras sugestões de post ou de dicas!
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!