28 de jul. de 2013

OFICINA: Ficar na estrada? Não mesmo! Confira as dicas!!

Fala galera!

Pneu careca? Motor superaquecido? Pane elétrica? Fala sério né! Alguns motoristas quase se arrepiam só de ouvir alguns desses problemas, pois certamente vão lembrar de alguma situação embaraçosa, que talvez hoje pareça engraçada. Mas na hora...xiiii! 

Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que já ficou na mão com o carro na hora de viajar! Mesmo que o trajeto seja curtinho, daquelas da cidade para o rancho, para a casa da avó ou até mesmo para almoçar na cidade vizinha.


Por isso, hoje a Garagem do Calfat estreia a coluna "Oficina", que vai trazer dicas de mecânica importantes para você conservar o seu carro e evitar problemas (imediatos ou futuros!).


Cuidados com o veículo podem garantir uma viagem tranquila

O fato é que algumas dicas importantes, e simples, podem evitar alguns constrangimentos. As principais razões do veículo parar na estrada são as que foram citadas - pneu careca, superaquecimento do motor, pane elétrica - e ainda pane seca (esqueceu de abastecer?), sem falar de pneu furado. "Ah, esse último sempre acontece", você deve ter pensado!

Mas não adianta ficar falando de problema se não viermos com uma solução, né? Então, bom, vamos ao que interessa. Para facilitar, seguiremos a ordem.

1- Pneu careca

Para não ter problemas com os pneus, o ideal é ficar de olho neles e mantê-los bem conservados. À medida que as ranhuras, ou sulcos, forem "sumindo", é bom já preparar o bolso para colocar produtos novos. 

E pode ter certeza que cada real gasto em um pneu zero, pode evitar vários reais se ele não for trocado e te deixar, futuramente, na beira da estrada. Ou, o que pode ser bem pior: fazer você se envolver em algum acidente grave.

Pneus carecas potencializam risco de um acidente grave

Quanto mais liso o pneu, menor a aderência no solo. E se a pista estiver molhada, então piorou! A resposta de um pneu careca diante de uma frenagem é infinitamente mais lenta do que um pneu em boas condições. Por isso, cuidado!

2- Pneu furado

Tá, pulei a ordem! Mas, também, já que estamos falando de pneu vamos logo pra variedade "furado!" rs. Pneus carecas estão bem mais suscetíveis a furos, mas não são as únicas causas. Mesmo se estiver rodando com o pneu em excelentes condições você corre o risco de ter que se exercitar um pouco com macaco e chave de rodas. Isso porque os buracos e as irregularidades na pista é que, na verdade, são os grandes vilões desta história. 


Buracos podem furar o pneu e causar até capotamentos

A dica é diminuir a velocidade sempre que perceber que a pista não oferece as melhores condições. Não quer dizer que o pneu não vai furar de jeito nenhum, mas diminui a possibilidade. Além de evitar um possível capotamento, dependendo do tamanho do buraco e da velocidade do carro.

Atenção atenção! Furou o pneu? Ok, troque. Simples assim. Mas vale ficar MUITO atento nesta parte. Sinalize todo o ambiente e mostre para todos (com os objetos de sinalização! Não precisa sair gritando ou gesticulando, ok?) que você vai fazer a manutenção. A começar pelo triângulo.

Na auto-escola a gente aprende bonitinho que tem que colocar o triângulo a 30 metros de distância, certo? Se um passo nosso tem em média 1 metro, temos que dar 30 passos (a começar do carro e seguir na direção contrária. Sério, tem gente que não sabe!). 
Triângulo deve ser colocado a pelo menos 30 metros do veículo

Mas o indicado, mesmo, por especialistas, é colocar o triângulo a pelo menos 100 metros. Frescura? Bom, você quem sabe. Só lembre que é o triângulo que pode salvar sua vida, alertando outros motoristas, em caso de outros veículos se aproximarem em alta velocidade.

É muito comum as pessoas se depararem com um pneu furado e simplesmente não saberem trocá-lo. "Tá, eu ligo para o seguro", você pode pensar. Mas e se você estiver em uma rodovia deserta ou em um local de difícil acesso? E se o celular estiver sem sinal? Por isso é bom, pelo menos, ter uma noção de como a "coisa" funciona.

A sugestão é, quem sabe, estacionar na frente de casa e "mãos à obra". Ou então vale treinar na garagem mesmo! Não tem segredo: antes de começar puxe ao máximo o freio de mão e engate a primeira marcha. 

Triângulo para sinalizar, chave de roda para desapertar um pouco os parafusos (sem tirá-los). Em seguida coloque o macaco (cuidado para não ficar meio solto). Subiu o carro no macaco? Termine de tirar os parafusos. 


Trocar pneu é mais simples do que parece

Tire o pneu furado e coloque o estepe (tem que lembrar de calibrar o estepe sempre que for no posto! Trate como se fosse lei! Pôs gasolina = calibrou os pneus e o estepe). 

Guarde o pneu furado no lugar do estepe. Parafuse de volta (o máximo que conseguir). Baixe o macaco e "devolva" o carro ao chão. Termine de parafusar com a chave de roda! 

Pronto! Trocou o pneu! Difícil? Nem tanto! Só não esqueça de consertar o pneu que furou em uma borracharia próxima. Afinal, vai que fura algum outro, de novo!


Manutenção do veículo permite que você se preocupe "apenas" com o trajeto que vai fazer

Tá, e para o post não ficar parecendo capítulo de novela mexicana (não pegou a piada? "Interminável!"), logo logo a gente continua com as dicas para não ficar literalmente "na mão" durante uma viagem. 

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