2 de mar. de 2014

Test-drive: Audi A3 Sedan

Modelo da montadora alemã traz luxo e estabilidade
Fotos: Marcelo Calfat
Fala galera!

Quem não gosta de uma novidade? Pois então, a Audi traz para o mercado uma super novidade, que já tem dado e muito o que falar. É o Audi A3 Sedan, que chega para ocupar um nicho de mercado no qual montadora alemã ainda não se posicionava: o de sedans médios. 

Bom, a convite da concessionária Audi Center, de Uberlândia, a Garagem do Calfat testou o novo modelo. Foram cerca de 100 quilômetros rodados em percurso urbano e rodoviário em um dia de teste. Confesso que o tempo disponibilizado foi muito curto para testar todas as funcionalidades do carro, mas já deu para ter uma ideia do que a máquina é capaz de render.

Impressões


Logo de cara o visual externo do A3 Sedan impressiona. São linhas agressivas, bem definidas e com padrão estético interessante. 

Para quem esperava receber um cartão para ligar o carro pelo botão Start/Stop, digo que fiquei um pouco surpreso ao ver que apesar de super moderno em alguns aspectos, o novo modelo traz uma chave canivete. Mas tudo bem. Dentro, as saídas de ar que imitam turbinas de avião dão um ar ousado ao carro. 

O painel tem excelente acabamento, assim como todo o habitáculo. Os bancos são em couro sintético e há saídas de ar-condicionado exclusivas para os ocupantes traseiros. Show!



Interior do carro

Dentro do carro me senti muito confortável. Com poucos ajustes elétricos no banco – inclusive usando um “plus” que amplia o tamanho do banco na parte da frente – e correções no ângulo de visão dos retrovisores ficou tudo pronto para o teste. 


Depois de ajustar o cinto de segurança, a primeira coisa que fiz antes de sair da concessionária foi abrir o amplo teto solar, para curtir um pouco mais a paisagem. Ao girar a chave uma tela de 8,5 polegadas do sistema multimídia surge de dentro do painel. 

É possível guardá-la sem interromper o funcionamento do som, basta apertar um botão no painel. Falando do sistema de som, o A3 traz entrada para cartão SD e leitor de CD – ficam “escondidos” dentro do porta-luvas. Embora tenha a tela no painel, não é possível rodar DVD. 

Segundo a Audi, dentro do apoio de braços existe uma saída chamada Audi Music Interface (AMI) onde é possível conectar o iPod ou iPhone ou ainda um pendrive, e controlar o conteúdo de mídia pela tela no painel. Muito bom!!

Ainda falando do sistema multimídia, a Audi está de parabéns pelo comando central em forma de círculo e, principalmente, pelos atalhos “NAV” (embora não tenha GPS instalado), “TEL”, “RADIO” e “MEDIA”. Facilita demais o manuseio ao dirigir e os botões são extremamente intuitivos. 


É possível, também, configurar os botões do volante, para acessar o sistema de som.

Com o carro ligado, me esforcei para ouvir o barulho do motor, que é extremamente silencioso. Mesmo em aceleração e com os vidros abertos, o barulho é mínimo. Muito bom!


Configurações de condução

Bom, é possível configurar o comportamento do carro de acordo com a preferência do condutor. São cinco modos de dirigir: Efficiency (que otimiza o veículo para reduzir os gastos com combustível), Comfort (que deixa o carro mais confortável, com suspensão e direção mais leves – ideal para a cidade).


A Auto (que define os itens automaticamente), Dynamic (que deixa o veículo mais agressivo e robusto, abusando das rotações nas trocas automáticas de marcha – amplia o desempenho e aumenta o consumo) e Individual (que permite personalizar – uma configuração que achei bacana foi a suspensão e engrenagem do modo Dynamic e a direção leve do modo Comfort).

Motor

O motor inédito 1.8 TSFI de 180 cavalos responde rápido nas retomadas e é eficiente nas saídas. Segundo a Audi, a velocidade máxima é de 235 km/h. A segurança é incrível, o que causa percepção de estar “rodando devagar” mesmo a altas velocidades. 


A direção com assistência elétrica fica propositalmente “pesada”, para evitar mudanças bruscas indesejadas. Na cidade, o sistema Start/Stop desliga o motor automaticamente para economizar combustível ao parar em um semáforo, por exemplo. 

Para ligá-lo, basta tirar o pé do freio. Há quem diga que este sistema enche um pouco a paciência, pois o carro liga, desliga, liga, desliga. Mas não se preocupe, se quiser desabilitar esta configuração é só apertar o botão “A-OFF” no painel.

Considerações

Para finalizar, posso dizer que o teste me agradou, apesar de faltarem: sensor de estacionamento e câmera de ré – para um carro deste nível, poderiam vir de fábrica. Veículo seguro, com excelente acabamento e motor potente e ainda por cima bem confortável. 


Além disso, o A3 Sedan chegou ao mercado brasileiro por R$ 116,4 mil, preço 22,4% menor que os R$ 150 mil do principal concorrente, o Mercedes-Benz CLA. 

Mas, a partir deste mês, o modelo sobe para R$ 126 mil. A versão é importada da Hungria e em 2015 deverá começar a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).


Itens de série:

Alavanca de câmbio em couro, apoio lombar de quatro vias, ar-condicionado automático dual-zone, rodas de 17 polegadas, airbags frontais, de joelho e laterais, controle eletrônico de estabilidade, faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura, faróis de neblina, limpador dos faróis, sistema Start/Stop, sensor de luz e chuva, teto solar elétrico panorâmico, volante esportivo multifuncional em couro e com paddle shift.

Confira outras fotos do novo A3 Sedan
















E aí, gostou? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande seu comentário!

Um abraço e até o próximo post!

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