Conheça o Max EPR: o economizador de combustível

Equipamento desenvolvido em Uberlândia garante até 20% de economia e ainda aumenta a potência do carro

Audi A3 Sedan: a Garagem do Calfat testou!

Modelo alemão traz luxo, conforto e estabilidade

Roubaram seu carro? Peça o IPVA de volta

Restituição está disponível em praticamente todos os estados brasileiros

Meu pneu furou! E agora?

Aprenda como trocá-lo de forma rápida e prática

Conheça os 10 carros que mais gastam combustível

Garagem do Calfat listou os veículos mais beberrões à venda no Brasil

2 de mar. de 2014

Test-drive: Audi A3 Sedan

Modelo da montadora alemã traz luxo e estabilidade
Fotos: Marcelo Calfat
Fala galera!

Quem não gosta de uma novidade? Pois então, a Audi traz para o mercado uma super novidade, que já tem dado e muito o que falar. É o Audi A3 Sedan, que chega para ocupar um nicho de mercado no qual montadora alemã ainda não se posicionava: o de sedans médios. 

Bom, a convite da concessionária Audi Center, de Uberlândia, a Garagem do Calfat testou o novo modelo. Foram cerca de 100 quilômetros rodados em percurso urbano e rodoviário em um dia de teste. Confesso que o tempo disponibilizado foi muito curto para testar todas as funcionalidades do carro, mas já deu para ter uma ideia do que a máquina é capaz de render.

Impressões


Logo de cara o visual externo do A3 Sedan impressiona. São linhas agressivas, bem definidas e com padrão estético interessante. 

Para quem esperava receber um cartão para ligar o carro pelo botão Start/Stop, digo que fiquei um pouco surpreso ao ver que apesar de super moderno em alguns aspectos, o novo modelo traz uma chave canivete. Mas tudo bem. Dentro, as saídas de ar que imitam turbinas de avião dão um ar ousado ao carro. 

O painel tem excelente acabamento, assim como todo o habitáculo. Os bancos são em couro sintético e há saídas de ar-condicionado exclusivas para os ocupantes traseiros. Show!



Interior do carro

Dentro do carro me senti muito confortável. Com poucos ajustes elétricos no banco – inclusive usando um “plus” que amplia o tamanho do banco na parte da frente – e correções no ângulo de visão dos retrovisores ficou tudo pronto para o teste. 


Depois de ajustar o cinto de segurança, a primeira coisa que fiz antes de sair da concessionária foi abrir o amplo teto solar, para curtir um pouco mais a paisagem. Ao girar a chave uma tela de 8,5 polegadas do sistema multimídia surge de dentro do painel. 

É possível guardá-la sem interromper o funcionamento do som, basta apertar um botão no painel. Falando do sistema de som, o A3 traz entrada para cartão SD e leitor de CD – ficam “escondidos” dentro do porta-luvas. Embora tenha a tela no painel, não é possível rodar DVD. 

Segundo a Audi, dentro do apoio de braços existe uma saída chamada Audi Music Interface (AMI) onde é possível conectar o iPod ou iPhone ou ainda um pendrive, e controlar o conteúdo de mídia pela tela no painel. Muito bom!!

Ainda falando do sistema multimídia, a Audi está de parabéns pelo comando central em forma de círculo e, principalmente, pelos atalhos “NAV” (embora não tenha GPS instalado), “TEL”, “RADIO” e “MEDIA”. Facilita demais o manuseio ao dirigir e os botões são extremamente intuitivos. 


É possível, também, configurar os botões do volante, para acessar o sistema de som.

Com o carro ligado, me esforcei para ouvir o barulho do motor, que é extremamente silencioso. Mesmo em aceleração e com os vidros abertos, o barulho é mínimo. Muito bom!


Configurações de condução

Bom, é possível configurar o comportamento do carro de acordo com a preferência do condutor. São cinco modos de dirigir: Efficiency (que otimiza o veículo para reduzir os gastos com combustível), Comfort (que deixa o carro mais confortável, com suspensão e direção mais leves – ideal para a cidade).


A Auto (que define os itens automaticamente), Dynamic (que deixa o veículo mais agressivo e robusto, abusando das rotações nas trocas automáticas de marcha – amplia o desempenho e aumenta o consumo) e Individual (que permite personalizar – uma configuração que achei bacana foi a suspensão e engrenagem do modo Dynamic e a direção leve do modo Comfort).

Motor

O motor inédito 1.8 TSFI de 180 cavalos responde rápido nas retomadas e é eficiente nas saídas. Segundo a Audi, a velocidade máxima é de 235 km/h. A segurança é incrível, o que causa percepção de estar “rodando devagar” mesmo a altas velocidades. 


A direção com assistência elétrica fica propositalmente “pesada”, para evitar mudanças bruscas indesejadas. Na cidade, o sistema Start/Stop desliga o motor automaticamente para economizar combustível ao parar em um semáforo, por exemplo. 

Para ligá-lo, basta tirar o pé do freio. Há quem diga que este sistema enche um pouco a paciência, pois o carro liga, desliga, liga, desliga. Mas não se preocupe, se quiser desabilitar esta configuração é só apertar o botão “A-OFF” no painel.

Considerações

Para finalizar, posso dizer que o teste me agradou, apesar de faltarem: sensor de estacionamento e câmera de ré – para um carro deste nível, poderiam vir de fábrica. Veículo seguro, com excelente acabamento e motor potente e ainda por cima bem confortável. 


Além disso, o A3 Sedan chegou ao mercado brasileiro por R$ 116,4 mil, preço 22,4% menor que os R$ 150 mil do principal concorrente, o Mercedes-Benz CLA. 

Mas, a partir deste mês, o modelo sobe para R$ 126 mil. A versão é importada da Hungria e em 2015 deverá começar a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).


Itens de série:

Alavanca de câmbio em couro, apoio lombar de quatro vias, ar-condicionado automático dual-zone, rodas de 17 polegadas, airbags frontais, de joelho e laterais, controle eletrônico de estabilidade, faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura, faróis de neblina, limpador dos faróis, sistema Start/Stop, sensor de luz e chuva, teto solar elétrico panorâmico, volante esportivo multifuncional em couro e com paddle shift.

Confira outras fotos do novo A3 Sedan
















E aí, gostou? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande seu comentário!

Um abraço e até o próximo post!

28 de fev. de 2014

Gasolina: de volta à casa dos R$ 3,10! Estranho, não?

Fala galera!

Há poucos dias falei aqui sobre a queda repentina no preço da gasolina em Uberlândia. Como num passe de mágica, o litro do combustível tinha despencado de R$ 3,16 para R$ 2,73. Esta semana era possível encontrar gasolina ainda mais barata, dependendo do posto. O litro custava, em média, até R$ 2,67.
Fotos: Divulgação



Só que, mais uma vez repentinamente, as etiquetas das bombas de praticamente todos os postos saltaram para R$ 3,10 a partir desta quinta-feira (27). "Coincidência", não? Véspera de feriado, muita gente pegando a estrada para viajar e o combustível passa a custar R$ 0,43 mais caro da noite para o dia?! Quarenta e três centavos!!!

"Ah, mas é muito pouco!". Ah, é?! Multiplique esse valor por 45 litros que cabem, aproximadamente, no tanque de combustível. Dá R$ 19,35. Arredondando: R$ 20. Se você abastecer uma vez por semana, vai gastar R$ 80 a mais por mês.

Quantos clientes um posto recebe mensalmente? Uns 5 mil? Bom, se for este número, são R$ 400 mil a mais por mês. "Tudo isso???". Exatamente. QUATROCENTOS mil reais por mês vindos dos "míseros" quarenta e três centavos a mais.

É muito, não? Agora, o que há por trás deste aumento repentino? O preço tinha caído, logo a gente percebe que é possível reduzir o litro da gasolina. E do nada, pouco antes do Carnaval, sobe de novo??? E em TODOS os postos da cidade? Estranho, não? Quem são os "donos" do preço do combustível em Uberlândia? 

O consumidor é quem literalmente paga o pato, como diriam nossos avós. Vai ficar sem abastecer? De que jeito?

Muita gente provavelmente vai dizer "ah, o preço é livre. O empresário cobra o quanto quiser e o consumidor paga, também, se quiser". Certo. E todos os postos sobem o preço da gasolina no mesmo dia, sem alteração nos impostos municipais, estaduais e federais, e a galera vai continuar acreditando que é coincidência?

Indignante. 

Fica nas "mãos" do Ministério Público investigar.

Um abraço e até o próximo post!

23 de fev. de 2014

Dicas: como aumentar a vida útil do seu carro?

Fala galera!

A pergunta pode até parecer exagerada, já que provavelmente você quer que seu carro funcione perfeitamente durante o maior tempo possível. 

Mas é provável que você já teve ou tem algum vício ao dirigir que pode comprometer a vida útil do veículo. Penso eu que você não queira danificá-lo, por isso fique atento quando estiver ao volante.
Fotos: Divulgação


Confira abaixo 5 comportamentos beeeem destrutivos:

1- Girar o volante com o carro parado

Nunca gire o volante com o carro parado. Ande, nem que seja a 1 km/h, antes de movimentar a direção. Ao fazer baliza, por exemplo, uma dica importante é: quando estiver quase parando para continuar a manobra, vire o volante completamente para o outro lado. O mesmo vale para "balões" em uma rua.

2- Arrancar ou reduzir de uma vez

Vai movimentar o carro? Tente sair tranquilo, devagar, mesmo que você esteja com pressa. Sem cantar pneus ou arrancar bruscamente. O mesmo vale para reduzir as marchas. Vá trocando aos poucos, uma por uma. Nada de passar da quinta marcha para a segunda.

3- Dirigir o veículo desalinhado

Se você perceber que o volante está puxando para um dos lados, possivelmente o carro está desalinhado (ou até com o pneu furado!). Não ande com ele. Caso contrário pode danificar as peças da suspensão dianteira e diminuir a vida útil dos pneus.

4- Usar a embreagem para "descansar" o pé esquerdo



Ao lado da embreagem tem um espaço criado justamente para o motorista "descansar" o pé. Por isso, nada de deixá-lo apoiado no pedal. Você pode reduzir pela metade a vida útil do sistema de embreagem!

5- Passar em lombadas na diagonal

O comportamento é mais comum em carros com rodas de aro grande. O fato é que passar de lado acaba torcendo a carroceria, o que pode romper pontos de solda. Se isso acontecer, o carro vai fazer barulhos e estalos, beeeeem difíceis de descobrir onde estão. Por isso, você pode até passar bem devagar em lombadas ou valetas, mas dirija reto.

Bom, é isso. Garanto que se você seguir essas dicas vai aumentar, pelo menos um pouco, a vida útil dos componentes do seu carro. Ah, e dirija sempre com responsabilidade!

E aí, o que acharam? Comente logo mais abaixo na página ou me escreva editor@garagemdocalfat.com.br

Um abraço e até o próximo post!

20 de fev. de 2014

Vou viajar no Carnaval! Preciso revisar meu carro?

Fotos: Divulgação
Fala galera!

A pergunta parece simples de ser respondida, mas muita gente opta pela resposta errada. Vamos lá. "Vou viajar no Carnaval! Preciso revisar meu carro?". Siiiiiiiiiiiiim!!! Se preferir eu grito pra ficar mais claro! SIIIIMMMM!

"Mas...por quê"?. Simples. Você não quer ficar na mão, ou melhor, à pé no meio da rodovia, quer? Eu imagino que não. Bom, então para não correr o risco do veículo dar qualquer problema durante o percurso, nada melhor que dar uma olhada em todos os componentes antes de pegar a estrada.

O que olhar? Bom, essa pergunta já não é tão fácil de ser respondida. O melhor é levar o carro a um mecânico de confiança para ele conferir tudo, peça por peça. Tá, ele não vai olhar as milhares de peças que compõem o carro, mas certamente vai verificar itens básicos como óleo, filtro, alinhamento, balanceamento, motor, câmbio, etc, etc.

Depois de tudo isso, existe algo ainda para olhar? Sim! 

Pneus





Confira a calibragem dos pneus, que geralmente é de 30 libras, mas varia de modelo para modelo, principalmente se você for levar muita bagagem e várias pessoas com você. Não se esqueça do estepe! 

Além disso, veja se existem bolhas ou papos nos pneus. Se sim, troque-os por pneus novos!!! Isso porque essas bolhas indicam danos estruturais na carcaça, o que pode literalmente explodir o pneu na estrada. Veja ainda se o pneu não está careca e se tem sulcos de no mínimo 1,6 mm. 

Rodas





Se as rodas forem de ferro, procure partes amassadas. Já em rodas esportivas, veja se têm quebras ou trincas. Ainda falando de rodas, se você tem sentido vibrações no volante ao dirigir, principalmente em velocidades mais altas, fique de olho! Pode precisar balancear e alinhar o carro.

Fique atento também a barulhos na suspensão, que pode estragar com o tempo.

Chave de roda, macaco e triângulo





Primeiro, veja se o carro tem todos esses equipamentos. Se sim, já é um bom começo. Mas não adianta tê-los, se não funcionarem. Simule levantar o carro com o macaco, para ver se ele está ok. Abra o triângulo e encaixe a chave de roda nos parafusos. Se tudo estiver certo, beleza! Se não, já sabe né? Hora de comprar itens novos!

Faróis





Fique de olho nas luzes de todos os faróis, lanternas e pisca-piscas. Se você usar modelos originais é bem barato trocar uma lâmpada queimada. E evita uma multa de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH.

Para-brisas





Outro item a ser verificado: a água do para-brisa. Complete o nível de água. Aproveite e olhe se as paletas (ou palhetas!) do limpador de para-brisa estão boas. Se não estiverem, compre novas! Veja se os desembaçadores dianteiro e traseiro estão funcionando. 

Bateria





Não precisa abrir o capô para analisar a bateria. Apenas ligue o carro. Demorou a ligar? Está com dificuldade? Pode haver algum problema no sistema de ignição e a solução pode ser a troca da bateria. Se o carro estiver ligando normalmente, ótimo! O mecânico provavelmente já analisou o nível de óleo. Mas vale dar uma conferida também.

E o que mais?

Bom, é isso. Seguir essas dicas pode não garantir que o carro não dê nenhum problema na viagem. Mas certamente vai reduzir muito as chances de defeitos.

De toda forma viaje sempre descansado, sem pressa, com a bateria do celular carregada e com o telefone da sua seguradora anotado. Pode ser que você precise acioná-la. No mais, planeje o percurso, respeite a sinalização e boa viagem!



E sem beber antes de pegar a estrada, ok? Lembre-se: você vai festejar o Carnaval, certo? Mas a vida, depois do feriado, continua! Por isso, vá e volte em segurança. E sem oferecer riscos a outros motoristas.

E aí, gostou? Comente logo mais abaixo na página ou me escreva editor@garagemdocalfat.com.br

Um abraço e até o próximo post!

18 de fev. de 2014

Roubaram seu carro? Peça o IPVA de volta!

Fala galera!

Muita gente ainda não sabe, mas é possível pedir a restituição do IPVA em caso de roubo ou furto do veículo. Se sua reação foi "Ahn? Como assim?" esse post foi feito especialmente pra você! Agora, se você já sabia disso, compartilhe o post com os amigos que, porventura, ainda não sabem!
Fotos: Divulgação


Bom, vamos lá. A restituição está disponível em praticamente todos os estados brasileiros. Em Minas Gerais a legislação prevê o reembolso. Mesmo assim, demora um pouco. O dono do veículo precisa ir à Secretaria da Fazenda, com o documento do veículo (carro, moto ou caminhão) e o Boletim de Ocorrência em mãos.

Importante: o pedido de restituição tem que ser feito depois do veículo ser encontrado! E logicamente o proprietário só vai receber pelos dias que ficou sem o carro. Se não for localizado você receberá o valor proporcional ao restante do ano, mas só é possível ser reembolsado no ano seguinte, ok?

Vamos lá. Antes mesmo de procurar o órgão dá para o motorista ter ideia de quanto vai receber de volta. É só dividir o total do imposto por 365 (dias do ano) e multiplicar pela quantidade de dias que o carro ficou desaparecido.





Um exemplo - o proprietário pagou R$ 1.000 de IPVA e teve o veículo furtado. A polícia levou 30 dias para encontrar o carro. Vamos às contas: R$ 1.000 / 365 = 2,74 x 30 = 82,20. Logo o valor a receber será de R$ 82,20. Melhor que nada, não é mesmo? 

Para se ter uma ideia, somente cerca de 2% dos proprietários de veículos realmente pedem a restituição do IPVA quando têm direito. Muito pouco, né?

Para saber exatamente todos os documentos necessários para isso, é só acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda.

A sugestão desse post foi feita pelo internauta Renato Duarte. Que tal sua ideia também virar post ? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande sua sugestão!

E aí, o que acharam? Espero que nunca precise usar esse direito, afinal, ter o carro roubado não é nada legal. Mas se um dia precisa é bom saber que é possível ter parte do IPVA de volta.

Um abraço e até o próximo post!

16 de fev. de 2014

Gasolina: de R$ 3,16 a R$ 2,73 em Uberlândia

Fala galera!

Incrível como é possível baixar o preço da gasolina, não? Tanto que o litro do produto caiu de R$ 3,16 para R$ 2,73 em Uberlândia "da noite para o dia". O novo preço representa 13% a menos no bolso do consumidor.
Fotos: Divulgação


Bom, todo aquele discurso de que o dono do posto de combustíveis é o que menos lucra na venda e que não consegue mexer no preço será que é 100% verdadeiro? Os governos federal, estadual e municipal não diminuíram os impostos este mês e mesmo assim o preço da gasolina teve redução nas bombas.

A explicação do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) é de que o valor só ficou mais barato por conta da ampla concorrência. Estranho, não? Até poucos dias a "concorrência" estava com os preços praticamente iguais, variando de R$ 3,14 a R$ 3,16. Isso porque em cidades próximas e muito menores que Uberlândia os preços oscilavam na casa dos R$ 2,80.

E agora "simplesmente" as etiquetas marcam a partir de R$ 2,73 por aqui. Tá aí a prova de que é possível diminuir o custo para o consumidor final, sim.

Mas quem pensa que o "novo" preço vai ser este por muito tempo, se engana. A informação, também do Minaspetro, é que o litro está sendo vendido abaixo do custo operacional. E que logo logo pode voltar a subir.

Tá, mas o que realmente compõe o preço da gasolina? Olha um gráfico elaborado pela Petrobras:
Fonte: Petrobras



Podemos perceber que uma grande fatia é "comida" pelos impostos. Aliás, imposto é o que não falta nos produtos que compramos no Brasil. Bom, o jeito é correr pro posto e encher o tanque. Vai que amanhã os preços já mudam de novo?

Pra gente ter um comparativo, a Garagem do Calfat fez uma lista com os maiores e menores preços da gasolina no mundo. Vamos primeiro aos mais caros.

Lista dos países com o litro mais CARO de gasolina:

1º Turquia - R$ 5,30 
2º Noruega - R$ 5,29
3º Países Baixos - R$ 4,75 
4º Itália - R$ 4,73
5º França - R$ 4,52
6º Suécia - R$ 4,46
7º Grécia - R$ 4,45
8º Portugal - R$ 4,45
9º Hong Kong - R$ 4,36
10º Bélgica - R$ 4,35

Lista dos países com o litro mais BARATO de gasolina:

1º Venezuela - R$ 0,20 
2º Arábia Saudita - R$ 0,24
3º Kuwait - R$ 0,42 
4º Egito - R$ 0,55
5º Emirados Árabes - R$ 0,94
6º Irã - R$ 1,15
7º Malásia - R$ 1,23
8º Nigéria - R$ 1,23
9º México - R$ 1,80
10º Estados Unidos - R$ 1,87

E aí, o que acharam? 

Um abraço e até o próximo post!

13 de fev. de 2014

Garagem do Calfat também na Gazeta de Uberlândia!

Fala galera!

A Garagem do Calfat está cheia de novidades!!!

Além de publicar todas as novidades do universo automotivo diariamente aqui no blog, mensalmente nas páginas da Revista Cult e trimestralmente no Suplemento Cult Veículos, agora também fazemos parte do elenco de colunistas do jornal Gazeta de Uberlândia, que tem circulação semanal e é distribuído na cidade.

Olha que show que ficou a primeira coluna, publicada esta semana! Nela falei sobre algumas novidades muito legais que serão lançadas em 2014, como o Kia Quoris e o Mercedes-Benz GLA!


Uma vez por mês vamos contar, na Gazeta de Uberlândia, tudo o que há de novo neste mundo apaixonante dos carros e das motos. Serão test-drives, notícias, dicas para economizar combustível e orientações básicas de mecânica. Tudo para deixar você super informado!

É muito importante ressaltar que TODOS os conteúdos são exclusivos: o que você lê na revista, é só na revista! Assim como no jornal e no suplemento. 

Aqui no blog você encontra um panorama geral do que é publicado nos veículos impressos, mas não tudo! Para não perder a exclusividade, é claro!

E aí, o que acharam da novidade? Estou muito feliz com este novo desafio e focado para levar as melhores notícias para vocês, sempre!

Um abraço e até o próximo post!