20 de fev. de 2014

Vou viajar no Carnaval! Preciso revisar meu carro?

Fotos: Divulgação
Fala galera!

A pergunta parece simples de ser respondida, mas muita gente opta pela resposta errada. Vamos lá. "Vou viajar no Carnaval! Preciso revisar meu carro?". Siiiiiiiiiiiiim!!! Se preferir eu grito pra ficar mais claro! SIIIIMMMM!

"Mas...por quê"?. Simples. Você não quer ficar na mão, ou melhor, à pé no meio da rodovia, quer? Eu imagino que não. Bom, então para não correr o risco do veículo dar qualquer problema durante o percurso, nada melhor que dar uma olhada em todos os componentes antes de pegar a estrada.

O que olhar? Bom, essa pergunta já não é tão fácil de ser respondida. O melhor é levar o carro a um mecânico de confiança para ele conferir tudo, peça por peça. Tá, ele não vai olhar as milhares de peças que compõem o carro, mas certamente vai verificar itens básicos como óleo, filtro, alinhamento, balanceamento, motor, câmbio, etc, etc.

Depois de tudo isso, existe algo ainda para olhar? Sim! 

Pneus





Confira a calibragem dos pneus, que geralmente é de 30 libras, mas varia de modelo para modelo, principalmente se você for levar muita bagagem e várias pessoas com você. Não se esqueça do estepe! 

Além disso, veja se existem bolhas ou papos nos pneus. Se sim, troque-os por pneus novos!!! Isso porque essas bolhas indicam danos estruturais na carcaça, o que pode literalmente explodir o pneu na estrada. Veja ainda se o pneu não está careca e se tem sulcos de no mínimo 1,6 mm. 

Rodas





Se as rodas forem de ferro, procure partes amassadas. Já em rodas esportivas, veja se têm quebras ou trincas. Ainda falando de rodas, se você tem sentido vibrações no volante ao dirigir, principalmente em velocidades mais altas, fique de olho! Pode precisar balancear e alinhar o carro.

Fique atento também a barulhos na suspensão, que pode estragar com o tempo.

Chave de roda, macaco e triângulo





Primeiro, veja se o carro tem todos esses equipamentos. Se sim, já é um bom começo. Mas não adianta tê-los, se não funcionarem. Simule levantar o carro com o macaco, para ver se ele está ok. Abra o triângulo e encaixe a chave de roda nos parafusos. Se tudo estiver certo, beleza! Se não, já sabe né? Hora de comprar itens novos!

Faróis





Fique de olho nas luzes de todos os faróis, lanternas e pisca-piscas. Se você usar modelos originais é bem barato trocar uma lâmpada queimada. E evita uma multa de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH.

Para-brisas





Outro item a ser verificado: a água do para-brisa. Complete o nível de água. Aproveite e olhe se as paletas (ou palhetas!) do limpador de para-brisa estão boas. Se não estiverem, compre novas! Veja se os desembaçadores dianteiro e traseiro estão funcionando. 

Bateria





Não precisa abrir o capô para analisar a bateria. Apenas ligue o carro. Demorou a ligar? Está com dificuldade? Pode haver algum problema no sistema de ignição e a solução pode ser a troca da bateria. Se o carro estiver ligando normalmente, ótimo! O mecânico provavelmente já analisou o nível de óleo. Mas vale dar uma conferida também.

E o que mais?

Bom, é isso. Seguir essas dicas pode não garantir que o carro não dê nenhum problema na viagem. Mas certamente vai reduzir muito as chances de defeitos.

De toda forma viaje sempre descansado, sem pressa, com a bateria do celular carregada e com o telefone da sua seguradora anotado. Pode ser que você precise acioná-la. No mais, planeje o percurso, respeite a sinalização e boa viagem!



E sem beber antes de pegar a estrada, ok? Lembre-se: você vai festejar o Carnaval, certo? Mas a vida, depois do feriado, continua! Por isso, vá e volte em segurança. E sem oferecer riscos a outros motoristas.

E aí, gostou? Comente logo mais abaixo na página ou me escreva editor@garagemdocalfat.com.br

Um abraço e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!