Conheça o Max EPR: o economizador de combustível

Equipamento desenvolvido em Uberlândia garante até 20% de economia e ainda aumenta a potência do carro

Audi A3 Sedan: a Garagem do Calfat testou!

Modelo alemão traz luxo, conforto e estabilidade

Roubaram seu carro? Peça o IPVA de volta

Restituição está disponível em praticamente todos os estados brasileiros

Meu pneu furou! E agora?

Aprenda como trocá-lo de forma rápida e prática

Conheça os 10 carros que mais gastam combustível

Garagem do Calfat listou os veículos mais beberrões à venda no Brasil

Mostrando postagens com marcador Serviços. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Serviços. Mostrar todas as postagens

2 de jun. de 2014

Confira os 10 carros que mais gastam combustível



A paixão por carros pode até não acabar quando você olha o medidor do tanque de combustível no painel do carro, mas certamente esse "sentimento" pelo veículo fica abalado quando, pouco depois de sair do posto, o ponteiro (ou mostrador digital) começa a cair mostrando o consumo. E é comum pensarmos "Minha nossa, como esse carro bebe!".

Com base em índices do Inmetro, a Garagem do Calfat traz a lista dos 10 carros à venda no Brasil que mais gastam combustível. É bom preparar o bolso (ou então ser sócio da Petrobrás!) se você planeja investir em um desses! 

O mais beberrão de todos os carros vendidos no Brasil tinha que ser uma super máquina! É a Lamborghini Aventador, que de acordo com dados do Inmetro faz média de 4,1 km/L na cidade e 5,9 km/L na rodovia. 

O último colocado no ranking e mais "econômico" é a Ferrari Califórnia, com médias de 5,3 km/L na cidade e 7,1 km/L na estrada.

Vamos à lista!

1. Lamborghini Aventador

Média: Cidade - 4,1 km/L | Rodovia - 5,9 km/L







2. Bentley Continental

Média: Cidade - 4,5 km/L | Rodovia - 6,4 km/L






3. Ferrari F12 Berlinetta

Média: Cidade - 4,7 km/L | Rodovia - 6,5 km/L





4. Rolls-Royce Ghost

Média: Cidade - 4,9 km/L | Rodovia - 7,0 km/L



5. Range Rover Sport

Média: Cidade - 4,9 km/L | Rodovia - 7,3 km/L




6. Maserati Quattroporte

Média: Cidade - 5,0 km/L | Rodovia - 6,9 km/L



7. Range Rover Vogue

Média: Cidade - 5,5 km/L | Rodovia - 7,7 km/L



8. Maserati Gran Turismo

Média: Cidade - 5,2 km/L | Rodovia - 7,1 km/L



9. Mitsubishi Pajero Full 4x4

Média: Cidade - 5,3 km/L | Rodovia - 6,7 km/L



10. Ferrari Califórnia

Média: Cidade - 5,3 km/L | Rodovia - 7,1 km/L


É lógico que quem decide investir em um desses modelos dificilmente estará preocupado em quanto vai gastar com combustível. É o "custo-benefício" do luxo. 

Mas e você, o que acha?

Esse assunto foi sugerido pelo professor e amigo Eduardo Macedo. Sugira uma postagem você também! Me escreva no editor@garagemdocalfat.com.br

Um abraço e até o próximo post!

28 de fev. de 2014

Gasolina: de volta à casa dos R$ 3,10! Estranho, não?

Fala galera!

Há poucos dias falei aqui sobre a queda repentina no preço da gasolina em Uberlândia. Como num passe de mágica, o litro do combustível tinha despencado de R$ 3,16 para R$ 2,73. Esta semana era possível encontrar gasolina ainda mais barata, dependendo do posto. O litro custava, em média, até R$ 2,67.
Fotos: Divulgação



Só que, mais uma vez repentinamente, as etiquetas das bombas de praticamente todos os postos saltaram para R$ 3,10 a partir desta quinta-feira (27). "Coincidência", não? Véspera de feriado, muita gente pegando a estrada para viajar e o combustível passa a custar R$ 0,43 mais caro da noite para o dia?! Quarenta e três centavos!!!

"Ah, mas é muito pouco!". Ah, é?! Multiplique esse valor por 45 litros que cabem, aproximadamente, no tanque de combustível. Dá R$ 19,35. Arredondando: R$ 20. Se você abastecer uma vez por semana, vai gastar R$ 80 a mais por mês.

Quantos clientes um posto recebe mensalmente? Uns 5 mil? Bom, se for este número, são R$ 400 mil a mais por mês. "Tudo isso???". Exatamente. QUATROCENTOS mil reais por mês vindos dos "míseros" quarenta e três centavos a mais.

É muito, não? Agora, o que há por trás deste aumento repentino? O preço tinha caído, logo a gente percebe que é possível reduzir o litro da gasolina. E do nada, pouco antes do Carnaval, sobe de novo??? E em TODOS os postos da cidade? Estranho, não? Quem são os "donos" do preço do combustível em Uberlândia? 

O consumidor é quem literalmente paga o pato, como diriam nossos avós. Vai ficar sem abastecer? De que jeito?

Muita gente provavelmente vai dizer "ah, o preço é livre. O empresário cobra o quanto quiser e o consumidor paga, também, se quiser". Certo. E todos os postos sobem o preço da gasolina no mesmo dia, sem alteração nos impostos municipais, estaduais e federais, e a galera vai continuar acreditando que é coincidência?

Indignante. 

Fica nas "mãos" do Ministério Público investigar.

Um abraço e até o próximo post!

23 de fev. de 2014

Dicas: como aumentar a vida útil do seu carro?

Fala galera!

A pergunta pode até parecer exagerada, já que provavelmente você quer que seu carro funcione perfeitamente durante o maior tempo possível. 

Mas é provável que você já teve ou tem algum vício ao dirigir que pode comprometer a vida útil do veículo. Penso eu que você não queira danificá-lo, por isso fique atento quando estiver ao volante.
Fotos: Divulgação


Confira abaixo 5 comportamentos beeeem destrutivos:

1- Girar o volante com o carro parado

Nunca gire o volante com o carro parado. Ande, nem que seja a 1 km/h, antes de movimentar a direção. Ao fazer baliza, por exemplo, uma dica importante é: quando estiver quase parando para continuar a manobra, vire o volante completamente para o outro lado. O mesmo vale para "balões" em uma rua.

2- Arrancar ou reduzir de uma vez

Vai movimentar o carro? Tente sair tranquilo, devagar, mesmo que você esteja com pressa. Sem cantar pneus ou arrancar bruscamente. O mesmo vale para reduzir as marchas. Vá trocando aos poucos, uma por uma. Nada de passar da quinta marcha para a segunda.

3- Dirigir o veículo desalinhado

Se você perceber que o volante está puxando para um dos lados, possivelmente o carro está desalinhado (ou até com o pneu furado!). Não ande com ele. Caso contrário pode danificar as peças da suspensão dianteira e diminuir a vida útil dos pneus.

4- Usar a embreagem para "descansar" o pé esquerdo



Ao lado da embreagem tem um espaço criado justamente para o motorista "descansar" o pé. Por isso, nada de deixá-lo apoiado no pedal. Você pode reduzir pela metade a vida útil do sistema de embreagem!

5- Passar em lombadas na diagonal

O comportamento é mais comum em carros com rodas de aro grande. O fato é que passar de lado acaba torcendo a carroceria, o que pode romper pontos de solda. Se isso acontecer, o carro vai fazer barulhos e estalos, beeeeem difíceis de descobrir onde estão. Por isso, você pode até passar bem devagar em lombadas ou valetas, mas dirija reto.

Bom, é isso. Garanto que se você seguir essas dicas vai aumentar, pelo menos um pouco, a vida útil dos componentes do seu carro. Ah, e dirija sempre com responsabilidade!

E aí, o que acharam? Comente logo mais abaixo na página ou me escreva editor@garagemdocalfat.com.br

Um abraço e até o próximo post!

20 de fev. de 2014

Vou viajar no Carnaval! Preciso revisar meu carro?

Fotos: Divulgação
Fala galera!

A pergunta parece simples de ser respondida, mas muita gente opta pela resposta errada. Vamos lá. "Vou viajar no Carnaval! Preciso revisar meu carro?". Siiiiiiiiiiiiim!!! Se preferir eu grito pra ficar mais claro! SIIIIMMMM!

"Mas...por quê"?. Simples. Você não quer ficar na mão, ou melhor, à pé no meio da rodovia, quer? Eu imagino que não. Bom, então para não correr o risco do veículo dar qualquer problema durante o percurso, nada melhor que dar uma olhada em todos os componentes antes de pegar a estrada.

O que olhar? Bom, essa pergunta já não é tão fácil de ser respondida. O melhor é levar o carro a um mecânico de confiança para ele conferir tudo, peça por peça. Tá, ele não vai olhar as milhares de peças que compõem o carro, mas certamente vai verificar itens básicos como óleo, filtro, alinhamento, balanceamento, motor, câmbio, etc, etc.

Depois de tudo isso, existe algo ainda para olhar? Sim! 

Pneus





Confira a calibragem dos pneus, que geralmente é de 30 libras, mas varia de modelo para modelo, principalmente se você for levar muita bagagem e várias pessoas com você. Não se esqueça do estepe! 

Além disso, veja se existem bolhas ou papos nos pneus. Se sim, troque-os por pneus novos!!! Isso porque essas bolhas indicam danos estruturais na carcaça, o que pode literalmente explodir o pneu na estrada. Veja ainda se o pneu não está careca e se tem sulcos de no mínimo 1,6 mm. 

Rodas





Se as rodas forem de ferro, procure partes amassadas. Já em rodas esportivas, veja se têm quebras ou trincas. Ainda falando de rodas, se você tem sentido vibrações no volante ao dirigir, principalmente em velocidades mais altas, fique de olho! Pode precisar balancear e alinhar o carro.

Fique atento também a barulhos na suspensão, que pode estragar com o tempo.

Chave de roda, macaco e triângulo





Primeiro, veja se o carro tem todos esses equipamentos. Se sim, já é um bom começo. Mas não adianta tê-los, se não funcionarem. Simule levantar o carro com o macaco, para ver se ele está ok. Abra o triângulo e encaixe a chave de roda nos parafusos. Se tudo estiver certo, beleza! Se não, já sabe né? Hora de comprar itens novos!

Faróis





Fique de olho nas luzes de todos os faróis, lanternas e pisca-piscas. Se você usar modelos originais é bem barato trocar uma lâmpada queimada. E evita uma multa de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH.

Para-brisas





Outro item a ser verificado: a água do para-brisa. Complete o nível de água. Aproveite e olhe se as paletas (ou palhetas!) do limpador de para-brisa estão boas. Se não estiverem, compre novas! Veja se os desembaçadores dianteiro e traseiro estão funcionando. 

Bateria





Não precisa abrir o capô para analisar a bateria. Apenas ligue o carro. Demorou a ligar? Está com dificuldade? Pode haver algum problema no sistema de ignição e a solução pode ser a troca da bateria. Se o carro estiver ligando normalmente, ótimo! O mecânico provavelmente já analisou o nível de óleo. Mas vale dar uma conferida também.

E o que mais?

Bom, é isso. Seguir essas dicas pode não garantir que o carro não dê nenhum problema na viagem. Mas certamente vai reduzir muito as chances de defeitos.

De toda forma viaje sempre descansado, sem pressa, com a bateria do celular carregada e com o telefone da sua seguradora anotado. Pode ser que você precise acioná-la. No mais, planeje o percurso, respeite a sinalização e boa viagem!



E sem beber antes de pegar a estrada, ok? Lembre-se: você vai festejar o Carnaval, certo? Mas a vida, depois do feriado, continua! Por isso, vá e volte em segurança. E sem oferecer riscos a outros motoristas.

E aí, gostou? Comente logo mais abaixo na página ou me escreva editor@garagemdocalfat.com.br

Um abraço e até o próximo post!

18 de fev. de 2014

Roubaram seu carro? Peça o IPVA de volta!

Fala galera!

Muita gente ainda não sabe, mas é possível pedir a restituição do IPVA em caso de roubo ou furto do veículo. Se sua reação foi "Ahn? Como assim?" esse post foi feito especialmente pra você! Agora, se você já sabia disso, compartilhe o post com os amigos que, porventura, ainda não sabem!
Fotos: Divulgação


Bom, vamos lá. A restituição está disponível em praticamente todos os estados brasileiros. Em Minas Gerais a legislação prevê o reembolso. Mesmo assim, demora um pouco. O dono do veículo precisa ir à Secretaria da Fazenda, com o documento do veículo (carro, moto ou caminhão) e o Boletim de Ocorrência em mãos.

Importante: o pedido de restituição tem que ser feito depois do veículo ser encontrado! E logicamente o proprietário só vai receber pelos dias que ficou sem o carro. Se não for localizado você receberá o valor proporcional ao restante do ano, mas só é possível ser reembolsado no ano seguinte, ok?

Vamos lá. Antes mesmo de procurar o órgão dá para o motorista ter ideia de quanto vai receber de volta. É só dividir o total do imposto por 365 (dias do ano) e multiplicar pela quantidade de dias que o carro ficou desaparecido.





Um exemplo - o proprietário pagou R$ 1.000 de IPVA e teve o veículo furtado. A polícia levou 30 dias para encontrar o carro. Vamos às contas: R$ 1.000 / 365 = 2,74 x 30 = 82,20. Logo o valor a receber será de R$ 82,20. Melhor que nada, não é mesmo? 

Para se ter uma ideia, somente cerca de 2% dos proprietários de veículos realmente pedem a restituição do IPVA quando têm direito. Muito pouco, né?

Para saber exatamente todos os documentos necessários para isso, é só acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda.

A sugestão desse post foi feita pelo internauta Renato Duarte. Que tal sua ideia também virar post ? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande sua sugestão!

E aí, o que acharam? Espero que nunca precise usar esse direito, afinal, ter o carro roubado não é nada legal. Mas se um dia precisa é bom saber que é possível ter parte do IPVA de volta.

Um abraço e até o próximo post!

16 de fev. de 2014

Gasolina: de R$ 3,16 a R$ 2,73 em Uberlândia

Fala galera!

Incrível como é possível baixar o preço da gasolina, não? Tanto que o litro do produto caiu de R$ 3,16 para R$ 2,73 em Uberlândia "da noite para o dia". O novo preço representa 13% a menos no bolso do consumidor.
Fotos: Divulgação


Bom, todo aquele discurso de que o dono do posto de combustíveis é o que menos lucra na venda e que não consegue mexer no preço será que é 100% verdadeiro? Os governos federal, estadual e municipal não diminuíram os impostos este mês e mesmo assim o preço da gasolina teve redução nas bombas.

A explicação do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) é de que o valor só ficou mais barato por conta da ampla concorrência. Estranho, não? Até poucos dias a "concorrência" estava com os preços praticamente iguais, variando de R$ 3,14 a R$ 3,16. Isso porque em cidades próximas e muito menores que Uberlândia os preços oscilavam na casa dos R$ 2,80.

E agora "simplesmente" as etiquetas marcam a partir de R$ 2,73 por aqui. Tá aí a prova de que é possível diminuir o custo para o consumidor final, sim.

Mas quem pensa que o "novo" preço vai ser este por muito tempo, se engana. A informação, também do Minaspetro, é que o litro está sendo vendido abaixo do custo operacional. E que logo logo pode voltar a subir.

Tá, mas o que realmente compõe o preço da gasolina? Olha um gráfico elaborado pela Petrobras:
Fonte: Petrobras



Podemos perceber que uma grande fatia é "comida" pelos impostos. Aliás, imposto é o que não falta nos produtos que compramos no Brasil. Bom, o jeito é correr pro posto e encher o tanque. Vai que amanhã os preços já mudam de novo?

Pra gente ter um comparativo, a Garagem do Calfat fez uma lista com os maiores e menores preços da gasolina no mundo. Vamos primeiro aos mais caros.

Lista dos países com o litro mais CARO de gasolina:

1º Turquia - R$ 5,30 
2º Noruega - R$ 5,29
3º Países Baixos - R$ 4,75 
4º Itália - R$ 4,73
5º França - R$ 4,52
6º Suécia - R$ 4,46
7º Grécia - R$ 4,45
8º Portugal - R$ 4,45
9º Hong Kong - R$ 4,36
10º Bélgica - R$ 4,35

Lista dos países com o litro mais BARATO de gasolina:

1º Venezuela - R$ 0,20 
2º Arábia Saudita - R$ 0,24
3º Kuwait - R$ 0,42 
4º Egito - R$ 0,55
5º Emirados Árabes - R$ 0,94
6º Irã - R$ 1,15
7º Malásia - R$ 1,23
8º Nigéria - R$ 1,23
9º México - R$ 1,80
10º Estados Unidos - R$ 1,87

E aí, o que acharam? 

Um abraço e até o próximo post!

9 de fev. de 2014

Meu pneu furou! E agora?!

Fala galera!

Furar o pneu do carro é algo praticamente normal e que pode acontecer com qualquer um. Mas será que "qualquer" motorista sabe substituir o pneu furado pelo estepe? Não precisamos ir longe para responder. Me responda daí mesmo: você sabe trocar pneu?
Fotos: Divulgação



Se a resposta for "sim", beleza! Você está apto para se virar e não passar apuros em uma situação como essa. Mas e se a resposta for "não"? "Ah, daí eu chamo o guincho, fica sossegado. Meu seguro paga mesmo".

Ok, até aceito essa resposta. Mas te mando outra perguntinha difícil de responder: e se você estiver no meio da rodovia, à noite, onde não pega sinal de celular. "Ah, vou andando até um orelhão". Certo, mas só se estiver em uma rodovia de São Paulo, né? Pega uma rodovia do interior de Minas, como a BR-365 por exemplo. Vai fazer o que?

Bom, vamos ao que interessa que já estamos achando "desculpas" demais. Sabe trocar pneu? Não? Então vamos aprender. Ponto.



A primeira coisa que você, homem ou mulher, precisa saber: o pneu é de borracha (sério? Achei que fosse de aço!) e pode furar com qualquer objeto pontiagudo, como um parafuso, uma quina de calçada e até mesmo um buraco na rua.

Como saber que o pneu está furado? Se o veículo estiver parado, a calibragem vai baixar e você vai perceber o pneu murcho. Mas se você estiver rodando e passar em um buraco ou "pegar" um parafuso, por exemplo, o volante vai começar a ficar pesado e vai puxar para um dos lados.

Neste caso, estacione em um local seguro, sinalize com o triângulo e vamos começar a trocar o pneu. Vou colocar por tópicos, para ficar mais fácil de entender, ok?



Passo a passo para trocar o pneu:

1- A primeira dica, importantíssima por sinal: puxe o freio de mão ao máximo e engate a primeira marcha, para evitar que o veículo se mova durante a troca.

2- Na sequência, abra o porta-malas e tire o estepe e as ferramentas, que estarão em uma espécie de estojo (pelo menos vem de fábrica assim!). Monte o macaco, equipamento que será para levantar o carro. Montou? Beleza. Vamos lá?

3- Coloque o macaco abaixo da caixa de ar do carro. O que é caixa de ar? É a lateral do veículo, na parte debaixo. Verifique se o macaco está bem firme antes de começar a subir o carro. Colocou? Então deixa ele ali um instante. 

4- Pegue a chave de roda. Tire a calota do carro, se ela for removível. Se não for, não tem problema. Encaixe a chave de roda em um dos parafusos e faça bastante força para movimentá-lo um pouco no sentido anti-horário (se precisar, coloque a chave de roda encaixada no parafuso, na horizontal, e suba em cima da chave! Isso mesmo, suba! Use seu peso para forçar o parafuso).

5- Não os retire completamente, apenas afrouxe eles.

6- Levante o carro usando o macaco. Tem que levantar até o pneu ficar suspenso. Quando suspender o carro bem, pegue o estepe e coloque metade para baixo do carro. Se o macaco deixar o veículo cair, o carro não vai bater no chão, o que preserva seus parafusos no pneu furado (se quebrar os parafusos, meu amigo, daí você vai ter um trabalhão pra trocar. Provavelmente terá que chamar um guincho ou mecânico e desembolsar uma boa grana).

7- Suspendeu o carro? Termine de tirar os parafusos do pneu furado, tire o pneu e coloque o estepe. Em seguida, encaixe os parafusos e comece a apertá-los até o máximo que der.

8- Apertou o máximo? Desça o carro usando o macaco. Faça bastante força para terminar de apertar os parafusos. Se precisar, use novamente o peso do seu corpo, desta vez para apertá-los bem!

9- PRONTO! Você trocou o pneu do seu carro! Simples, não?



Não se esqueça de consertar o pneu furado!

Bom, agora é guardar o pneu furado no porta-malas, junto das ferramentas. E aproveitar para procurar um borracheiro rapidinho para consertar o furo. Vai que outro buraco resolve aparecer na frente mais uma vez e seu pneu fura na próxima esquina? Melhor não arriscar, né?

Aproveite para passar em um posto de combustíveis e calibrar todos os pneus. Geralmente se coloca em torno de 30 libras, mas vai depender do modelo e da altura do pneu. O melhor é você procurar no Manual do Proprietário a calibragem ideal.

E aí, o que acharam das Dicas do Calfat para a "super" troca de pneus? Tá, não é assim uma Brasteeemp de substituição, mas já quebra um galho!

Ficou na dúvida, "imprime as dicas ae" e guarde-as sempre no porta-luvas do carro. Vai que um dia precisa, né?

Um abraço e até o próximo post!

23 de dez. de 2013

Vai viajar neste feriado? Veja as dicas!

Fala galera! 

O Natal acabou de passar e o Ano Novo está bem perto. A frase parece daquelas de propaganda ou de cartão de fim de ano da empresa, não é mesmo? rs

Bom, muitas pessoas costumam pegar a estrada neste período. Vão visitar parentes, amigos ou simplesmente curtir uns dias de folga, longe do trabalho. Só que muitos não se preocupam com o carro e simplesmente partem para a rodovia. É aí que mora o perigo (como já diziam nossos avós!).
Foto: Divulgação
Fique de olho nos equipamentos do veículo antes de viajar




Isso porque o carro pode te deixar na mão e quebrar no meio do caminho. E quem já ficou na estrada sabe bem a dor de cabeça que é. Quem nunca ficou, pode imaginar, não é mesmo?

Por isso, fique atento a algumas dicas importantes. Alguns itens precisam ser checados.

Triângulo, chave de roda e macaco

Não adianta só checar se cada uma dessas peças está no carro. É preciso ver se estão funcionando. Por isso, abra as embalagens em que os equipamentos estão guardados e veja se estão perfeitos.
Foto: Divulgação
Dê uma olhada se o kit de ferramentas está funcionando


Pneus

Verifique a calibragem indicada pelo fabricante. Normalmente, as libras devem girar em torno de 29 e 33 para veículos "vazios" (até duas pessoas). Em caso de lotação completa (cinco pessoas), incluindo bagagens, este número pode subir para até 40 libras.

Como saber quanto colocar? No manual do carro e em locais como a tampa de combustível, ou até quando se abre a porta do motorista, tem essa informação. Ah, não se esqueça de calibrar o estepe. 

Se o pneu estiver com bolhas, troque imediatamente. Observe os sulcos, que devem ter no mínimo 1,6 milímetros. É pouco se comparado a um pneu novo, que tem 8 milímetros. 

Rodas

Procure amassados ou trincas. Isso pode causar o vazamento de ar, o que baixa a pressão dos pneus. Reparos em rodas de ferro são simples e baratos. Já em rodas esportivas, podem pesar no bolso. Mas, antes ficar caro antes da viagem, do que ficar no meio da estrada.

Alinhamento e balanceamento

Se a direção estiver puxando para um lado ou vibrando, pode ser sinal de algo errado. O ruim é que isso pode aparecer só em altas velocidades, o que aumenta o risco de acidentes. Por isso, fique atento.
Foto: Divulgação
É importante alinhar e balancear as rodas


Faróis

Dê uma olhada em todos os faróis. Verifique a lanterna, os faróis baixos e altos e ainda as setas. Substituir uma lâmpada queimada é rápido e barato. Já a falta dela durante a viagem pode causar um acidente e ainda gera multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Limpadores dos para-brisas

Verifique as palhetas dos limpadores dos para-brisas. Se não estiverem limpando perfeitamente, troque-os. É barato, custa em torno de R$ 50. Aproveite e confira o nível de água do reservatório.

Boa viagem!

Estes são os itens básicos que merecem atenção antes de viajar. Se quiser verificar outros itens, leve a uma concessionária ou a um mecânico de confiança. Ou ainda, procure um especialista em consultoria automotiva.
Foto: Divulgação
Cuidando do veículo, a preocupação da viagem é só com o percurso


Daí, é só se preocupar em seguir o percurso planejado e ter uma boa viagem! E o mais importante de tudo: não arrisque ultrapassagens perigosas! Lembre-se que a vida continua depois da viagem, ok? Esta não precisa ser a última.

Um abraço e até o próximo post!

18 de dez. de 2013

Fábrica da BMW no Brasil vai produzir 5 modelos

Fala galera!

A BMW anunciou que a fábrica que será construída em Araquari (SC), a 170 km de Florianópolis, vai produzir, inicialmente, cinco modelos da marca: X1, X3, Série 1, Série 3 e ainda o Mini Cooper Countryman. 

Foto: Divulgação
BMW X3 será um dos modelos produzidos em Santa Catarina


A unidade deverá entrar em operação a partir de outubro do ano que vem e tem a meta de montar 32 mil veículos por ano. Só que esta capacidade máxima só deverá ser atingida, mesmo, em 2017.

Nesta semana, a montadora alemã já começou a preparar tudo para as obras de 500 mil metros de área construída, que terão duração de 10 meses. 

Esta será a primeira unidade de carros BMW na América Latina e deverá contar com unidades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística. E ainda setores administrativos.

Serão investidos mais de R$ 600 milhões na fase inicial e haverá geração de 3,8 mil empregos diretos e indiretos.


Onde fica Araquari?
Foto: Divulgação
Araquari é uma cidade pacata no norte catarinense


Araquari é uma pequena cidade litorânea localizada no norte de Santa Catarina. De acordo com o IBGE, tem uma população estimada em 25 mil habitantes. Foi fundada em 1876 pelos europeus, ainda na primeira fase das grandes navegações. Antes da construção da nova fábrica da BMW, a principal atividade econômica do município é a agricultura, com produção de arroz, banana e maracujá.

BMW tem 29 unidades

Hoje a BMW está presente em 13 países. A primeira unidade, de um total de 29, foi fundada na Alemanha, em 1916. No Brasil, a montadora alemã já tem produção de motos em Manaus (AM).

Linha de montagem de carros da BMW no Brasil será a primeira da América Latina


Bacana, não? Agora só falta a etiqueta dos BMW marcar um preço um pouco mais baixo, pelo fato da produção ser nacional. Mas isso não deve acontecer, conforme já adiantado pela empresa. Os valores deverão ser nivelados com o que já é praticado no mercado.

Pelo menos a fábrica vai trazer emprego e impostos para a região catarinense. E aí? O que acharam?

Um abraço e até o próximo post!