Conheça o Max EPR: o economizador de combustível

Equipamento desenvolvido em Uberlândia garante até 20% de economia e ainda aumenta a potência do carro

Audi A3 Sedan: a Garagem do Calfat testou!

Modelo alemão traz luxo, conforto e estabilidade

Roubaram seu carro? Peça o IPVA de volta

Restituição está disponível em praticamente todos os estados brasileiros

Meu pneu furou! E agora?

Aprenda como trocá-lo de forma rápida e prática

Conheça os 10 carros que mais gastam combustível

Garagem do Calfat listou os veículos mais beberrões à venda no Brasil

Mostrando postagens com marcador Trânsito. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Trânsito. Mostrar todas as postagens

17 de out. de 2014

Max EPR: o economizador de combustível que funciona!

Equipamento desenvolvido por empresa uberlandense garante até 20% a menos de consumo e foi testado pela Garagem do Calfat
Fotos: Marcelo Calfat

Já imaginou ganhar 0.3 de potência no veículo e ainda economizar até 20% de combustível? Além de contribuir com o meio-ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes? Isso pode até parecer fora da realidade, mas é algo testado e comprovado com o uso de um equipamento chamado Max EPR, instalado sob o capô do carro. 

A ferramenta, desenvolvida há três anos pela empresa uberlandense Timol Produtos Magnéticos, é um sistema que melhora a qualidade do combustível usado no veículo – tanto gasolina, quanto etanol. Ele funciona da seguinte forma: por meio de magnetismo, o aparelho controla a pressão do combustível para que ele seja queimado 100% na câmara de detonação (normalmente o combustível não é totalmente queimado no motor, gerando uma borra que suja os bicos injetores, podendo causar problemas como perda de potência, por exemplo). 

A gasolina ou o etanol passam pela mangueira de combustível e, “no meio do caminho”, encontram o Max EPR, que por meio de imãs orientados amplia o poder de combustão, aumentando a potência, reduzindo o consumo e permitindo a liberação de menos poluentes.


O Max EPR pode ser instalado em um vasto leque de veículos com injeção eletrônica com sistema multi-point, com motores 1.0 a 2.0 16 válvulas – salvo algumas exceções. Estou falando grego? Bom, essa linguagem é um pouco técnica mesmo e precisa ser detalhada para entendermos o funcionamento do aparelho. A seguir irei explicar de forma simples o teste que fizemos.


Testamos: economia de 17% no Gol 1.0 ano 2014


A convite da desenvolvedora do Max EPR, tive a oportunidade de testar o equipamento junto de Gilvan de Araújo Júnior, técnico em mecânica da Timol, que é um dos desenvolvedores e uma das pessoas que mais entendem do equipamento no Brasil. Para comprovar que não haveria qualquer tipo de vício no veículo, foi alugado um Gol 1.0 ano 2014 exclusivo para o teste. Nele foi instalado um tanque de acrílico transparente no porta-malas, para que pudéssemos visualizar o consumo de combustível no início e no final do percurso.


O teste foi feito na BR-050, na saída de Uberlândia para Uberaba, a partir de um posto de combustíveis, em um trajeto com 30 quilômetros de extensão. A primeira volta foi feita de forma “original”, sem o Max EPR instalado. O tanque de acrílico foi abastecido com uma quantidade aleatória de gasolina (o que importava no teste era quanto o veículo consumiria deste combustível ao final da volta).

Seguimos pela rodovia a uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Em dois trechos de subida um pouco mais inclinada, o pé no acelerador foi mantido pisando fundo, em quinta marcha, e o velocímetro claramente baixou para 80 quilômetros por hora. Ao final da volta, iniciada e finalizada no posto, reabastecemos o tanque de acrílico e a bomba marcou 2,073 litros até uma marca previamente estabelecida.


A segunda volta foi feita com o Max EPR instalado. Logo na saída foi possível perceber um leve ganho de potência no carro, que passou a responder mais prontamente à aceleração. A velocidade média novamente foi de 100 quilômetros por hora, mas nas mesmas subidas o velocímetro caiu para 90 quilômetros por hora (10 quilômetros a mais do que na volta anterior). 

Fizemos exatamente o mesmo trajeto e voltamos para o posto. O tanque de acrílico foi reabastecido e a bomba, desta vez, marcou 1,769, uma economia comprovada de 17,1%.


Segundo o técnico em mecânica Gilvan Júnior, essa economia vai sendo ampliada gradativamente conforme o trajeto e em alguns casos a redução no consumo chegou aos 30%. Isso significa que: se você roda 300 quilômetros com um tanque de gasolina, passará a rodar 390 quilômetros com o mesmo tanque.


Como comprar?

O Max EPR é vendido em sistema de marketing multinível e custa cerca de R$ 800. Para comprá-lo é preciso procurar um distribuidor do equipamento ou então se tornar um revendedor. No site da empresa www.timol.com.br há mais informações. 

Vale ressaltar que este teste foi feito por minha livre e espontânea vontade e não houve qualquer tipo de incentivo financeiro à coluna Garagem do Calfat. É um aparelho criado em Uberlândia, vendido no país inteiro (hoje existem pelo menos 2 mil usuários, sendo inúmeros veículos de frota empresarial) e que realmente funciona.

Abaixo, confira uma galeria de fotos sobre o teste do equipamento.












Um abraço!
Marcelo Calfat

10 de jan. de 2014

Já pagou o IPVA? Fique atento aos prazos!

Fala galera!

Começo do ano é o período dos impostos, pra variar né? E o mais comum e que geralmente pesa no bolso do brasileiro é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Nome complicado para o IPVA!
Foto: Divulgação
Imposto deste ano terá redução média de 5,8% em MG



O custo em Minas Gerais geralmente fica em torno de 4% do valor do veículo. O dono de um carro com valor de mercado de R$ 25 mil, por exemplo, terá que gastar cerca de R$ 1 mil com o imposto.

Para quem pagar à vista, o desconto é de 3% (oh!). A diferença é pequena, mas já é alguma coisa. A Taxa de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) também já pode ser paga, em cota única, no valor de R$ 75,19. O pagamento desta taxa vence em 31 de março.

Além disso, tem que pagar também o Seguro DPVAT, conhecido como seguro obrigatório, no valor de R$ 105,65.

E aí? Já pagou o seu IPVA? A data limite começa no dia 15 de janeiro e vai até 28, de acordo com o final de placa. Por isso fique atento! 


Neste site aqui, da própria Fazenda, dá para simular o valor do imposto a ser pago. Bem bacana!


Um abraço e até o próximo post!

3 de jan. de 2014

Polícia de Dubai agora tem McLaren 12C!

por Marcelo Calfat | Garagem do Calfat - 03/01/2014

Fala galera!

Parece que a realidade da polícia dos Emirados Árabes Unidos é só um "pouco" distante da polícia brasileira. O departamento financeiro das Arábias, pelo visto, está com bastante dinheiro em caixa e investiu recentemente na compra de uma viatura superesportiva. A frota já conta com um Lamborghini Aventador, uma Ferrari FF, um Ford Mustang e um Mercedes-Benz G63 AMG. 
Foto: Divulgação
Novo carro da polícia de Dubai chega a 330 km/h
A bola da vez, agora, é um McLaren 12C, superesportivo britânico, que foi integrado à força policial. O carro tem com motor 3.8 V6 biturbo a gasolina, com 625 cavalos de potência e tração traseira, além de contar com transmissão de dupla embreagem e sete velocidades.

Lá a premissa de "se correr o bicho pega" ou "a polícia pega" com certeza é verdadeira, afinal um carro destes chega a incríveis 330 km/h. E aí, será que os "Pálios" da polícia do Brasil chegam perto de uma McLaren destas?

Dá uma olhada na frota "modesta" dos policiais de lá.
Foto: Divulgação
Entre as viaturas, estão Lamborghini, Ferrari, Mercedes e Ford Mustang
Um abraço e até o próximo post!

13 de dez. de 2013

Morte de Paul Walker: de quem é a culpa?

Fala galera!

Desde o último dia 30 de novembro, quase não se fala em outro assunto a não ser da morte do ator de Velozes e Furiosos, Paul Walker. Tanto que uma galera virou fã dele, certo? Alguns, "desde o dia que ele morreu".


Foto: Wenn / Frame / Estadão Conteúdo
Uma das últimas fotos do ator, no banco do carona do Porsche GT no dia do acidente

O artista de 40 anos morreu depois de um acidente na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele estava em um Porsche Carrera GT, conduzido pelo amigo pessoal Roger Rodas, que perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. Com o impacto, o carro se incendiou e os dois morreram em decorrência das lesões internas e das queimaduras.

Veículo ficou completamente destruído com a batida


Bom, mas afinal de quem é a culpa? Do motorista do carro, Roger Rodas? Da montadora Porsche? Ou foi simplesmente uma fatalidade?

As informações sobre o que exatamente causou o acidente ainda são muito desencontradas. A princípio, o carro estaria a 160 km/h, o que coincide com os relatos das testemunhas para a polícia de Los Angeles. 

Mas há controvérsias. O depoimento de um policial aponta que o veículo trafegava na velocidade permitida na via, que era de 70 km/h. De toda forma, a hipótese de que a dupla estaria participando de um racha já foi descartada da linha de investigações. 

Aviso de segurança

O Porsche Carrera GT, em que estavam Roger Rodas e Paul Walker, tinha um aviso de segurança com os dizeres "Você precisa estar ciente do tipo de superfície de estrada que você está. Este carro tem todas as desvantagens de um carro de corrida". Na prática, isso significava que o veículo era hipersensível às condições da pista. Uma lata de refrigerante seria suficiente para causar instabilidade ao dirigir o modelo.

Porsche Carrera GT trazia aviso de segurança por escrito


O aviso foi enviado por escrito pela montadora aos revendedores da marca. Mas o fato é que Roger Rodas, que dirigia o carro, era conhecido como um piloto experiente. Mesmo assim, a Porsche deixava claro que mesmo em caso de condutores experientes, era preciso observar com rigor as condições da via.

Defeito mecânico

Uma testemunha informou às autoridades norte-americanas que o passeio de Roger Rodas e Paul Walker não foi para aproveitar o Porsche Carrera GT ou a paisagem californiana. Mas identificar um defeito no carro. A testemunha, que não quis ser identificada, revelou ao site "The Hollywood Reporter" que ouviu Rodas reclamar que o veículo estaria "engasgando". 

Daí vem a nossa dúvida: se o carro estava com um problema mecânico, acelerar seria a melhor opção? Ou o condutor não estava correndo tanto? Será que a grande culpada dessa história é a montadora?

As respostas para tantas perguntas serão divulgadas em até 90 dias. Este é o prazo para as investigações do acidente serem concluídas. Até lá, ainda restarão muitas dúvidas, perguntas e incertezas. 

Investigações da morte de Paul Walker devem terminar em 90 dias


Na minha opinião, pelo estrago do veículo é meio óbvio que a velocidade era elevada. Mais de 100 km/h, certamente! Mas eu não sou perito para identificar, ainda mais por fotos, quanto o velocímetro do Porsche marcava.

Mas só a velocidade não seria a única causadora de tudo isso. Muito mais aspectos serão levantados para a polícia. E você, o que acha???

Um abraço e até o próximo post!

12 de out. de 2013

Você respeita as vagas preferenciais?

Fala galera!

Já faz algum tempo que quero postar algo no blog falando de vagas preferenciais. Não é novidade para ninguém que estas vagas devem ser usadas apenas por aqueles que realmente precisam. 

Exemplo de veículo que desrespeitou a vaga preferencial

Vamos falar de dois tipos, especificamente. Nas ruas, hoje existem: as vagas destinadas a idosos, que SÓ PODEM ser ocupadas por pessoas acima de 60 anos COM DOCUMENTAÇÃO expedida pela prefeitura e também as vagas para deficientes físicos (eventualmente usadas por deficientes mentais! Sim, isso é uma piada!).

Em outros locais, como estacionamentos de shoppings ou supermercados, por exemplo, existem outras vagas preferenciais, como para carros com mais de duas pessoas, para veículos com crianças, etc. Mas esta é outra história. Vamos focar nas vagas para idosos e para deficientes, ok?

Documento que permite estacionar em vagas especiais


















Bom, só que muita gente desrespeita estas vagas para idosos e para deficientes físicos. A desculpa mais comum provavelmente todo mundo conhece: "mas são só 5 minutinhos!". Por 5 minutos ou qualquer tempo que seja, o motorista tem que entender que aquela vaga não é dele!

Pelo Código Brasileiro de Trânsito, "estacionar em desacordo com a regulamentação", como em vagas para idosos e deficientes, resulta em 3 pontos na carteira e ainda multa de R$ 53,20. Mas, mais do que ser punido no bolso e na habilitação, tem que prevalecer o bom senso, não é mesmo? Ou pelo menos deveria.

Para muitos, o bom senso faz parte do cotidiano. Para outros não. A não ser que ele passe a ter algum exemplo na família ou no círculo de amigos, daí a "situação muda de figura". Só que a gente não precisa ter algum exemplo próximo para simplesmente respeitar o que determina a lei.

Vagas preferenciais são visivelmente sinalizadas

Aqueles que não respeitam (ou não respeitavam!), receberam um "troco à altura" pelo programa CQC, da TV Bandeirantes. Imagine estacionar o carro em uma vaga destinada a deficientes físicos e, ao voltar, ter uma cadeira de rodas presa à roda do seu carro?

Pois a "gozação inteligente" feita pelo programa com certeza fez muita gente refletir sobre o assunto. E aí, vale a pena desrespeitar? E se fosse você que precisasse realmente usar essas vagas e tivesse um carro parado lá?

Vale a pena ver o vídeo! Este merece ser compartilhado um milhão de vezes!



E aí, o que achou? Nos faz refletir, não é mesmo? Agora, cabe a cada um fazer a sua parte!

Um abraço e até o próximo post!

7 de out. de 2013

Importância dos reflexos ao dirigir!

Fala galera!

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo na estrada quando de repente, do nada, uma caminhonete aparece rolando na frente do seu carro. E aí? O que fazer?




Instintivamente, o ser humano reage com um movimento rápido ou até mesmo trava, explicam os psicólogos. Mas um motorista em especial mostrou muito reflexo ao sair ileso exatamente de uma situação como essa! O caso aconteceu na Tailândia. 


O vídeo é impressionante! Dá uma olhada.




Um abraço e até o próximo post!