13 de dez. de 2013

Morte de Paul Walker: de quem é a culpa?

Fala galera!

Desde o último dia 30 de novembro, quase não se fala em outro assunto a não ser da morte do ator de Velozes e Furiosos, Paul Walker. Tanto que uma galera virou fã dele, certo? Alguns, "desde o dia que ele morreu".


Foto: Wenn / Frame / Estadão Conteúdo
Uma das últimas fotos do ator, no banco do carona do Porsche GT no dia do acidente

O artista de 40 anos morreu depois de um acidente na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele estava em um Porsche Carrera GT, conduzido pelo amigo pessoal Roger Rodas, que perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. Com o impacto, o carro se incendiou e os dois morreram em decorrência das lesões internas e das queimaduras.

Veículo ficou completamente destruído com a batida


Bom, mas afinal de quem é a culpa? Do motorista do carro, Roger Rodas? Da montadora Porsche? Ou foi simplesmente uma fatalidade?

As informações sobre o que exatamente causou o acidente ainda são muito desencontradas. A princípio, o carro estaria a 160 km/h, o que coincide com os relatos das testemunhas para a polícia de Los Angeles. 

Mas há controvérsias. O depoimento de um policial aponta que o veículo trafegava na velocidade permitida na via, que era de 70 km/h. De toda forma, a hipótese de que a dupla estaria participando de um racha já foi descartada da linha de investigações. 

Aviso de segurança

O Porsche Carrera GT, em que estavam Roger Rodas e Paul Walker, tinha um aviso de segurança com os dizeres "Você precisa estar ciente do tipo de superfície de estrada que você está. Este carro tem todas as desvantagens de um carro de corrida". Na prática, isso significava que o veículo era hipersensível às condições da pista. Uma lata de refrigerante seria suficiente para causar instabilidade ao dirigir o modelo.

Porsche Carrera GT trazia aviso de segurança por escrito


O aviso foi enviado por escrito pela montadora aos revendedores da marca. Mas o fato é que Roger Rodas, que dirigia o carro, era conhecido como um piloto experiente. Mesmo assim, a Porsche deixava claro que mesmo em caso de condutores experientes, era preciso observar com rigor as condições da via.

Defeito mecânico

Uma testemunha informou às autoridades norte-americanas que o passeio de Roger Rodas e Paul Walker não foi para aproveitar o Porsche Carrera GT ou a paisagem californiana. Mas identificar um defeito no carro. A testemunha, que não quis ser identificada, revelou ao site "The Hollywood Reporter" que ouviu Rodas reclamar que o veículo estaria "engasgando". 

Daí vem a nossa dúvida: se o carro estava com um problema mecânico, acelerar seria a melhor opção? Ou o condutor não estava correndo tanto? Será que a grande culpada dessa história é a montadora?

As respostas para tantas perguntas serão divulgadas em até 90 dias. Este é o prazo para as investigações do acidente serem concluídas. Até lá, ainda restarão muitas dúvidas, perguntas e incertezas. 

Investigações da morte de Paul Walker devem terminar em 90 dias


Na minha opinião, pelo estrago do veículo é meio óbvio que a velocidade era elevada. Mais de 100 km/h, certamente! Mas eu não sou perito para identificar, ainda mais por fotos, quanto o velocímetro do Porsche marcava.

Mas só a velocidade não seria a única causadora de tudo isso. Muito mais aspectos serão levantados para a polícia. E você, o que acha???

Um abraço e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!