Fala galera!
Uma das grandes dores de cabeça dos motoristas é quando precisam trocar o pneu do carro. Seja por furos, rodas amassadas ou simplesmente porque a calibragem baixou.
Quem já passou por essa experiência chata sabe bem do que estou falando. Lá se vão alguns bons minutos perdido, atraso no trabalho ou em compromissos e ainda toda aquela sujeira que fica nas mãos.
Trocar pneu é uma das tarefas consideradas mais "chatas" pelos motoristas |
Agora, olha que ideia bacana! A Hankook, fabricante de pneus da Coreia do Sul, anunciou um produto que deve revolucionar a forma de rodar com o carro por aí. Trata-se de um "pneu sem ar".
Isso mesmo! Um conceito inovador de pneu que não precisa ser calibrado. Além disso, o produto agrega a roda junto!
Produto traz roda e pneu "embutidos" e não precisa ser calibrado com ar |
A fabricante sul-coreana apresentou o "i-Flex concept", como foi chamado, no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.
O material é feito com sintéticos de poliuretano. Além de não ter que gastar tempo em um posto de combustível para calibrar o pneu, o motorista ganha outro benefício com o i-Flex: o aumento da segurança ao dirigir, já que não há risco do pneu baixar a calibragem e, muito menos, furar!
Preços do novo pneu ainda não foram divulgados |
No evento automotivo, o i-Flex será exibido em um
Volkswagen Up!. Os tamanhos são: 59 cm de
diâmetro, 15,5 cm de largura e roda "embutida" de 14 polegadas.
Tá certo que o pneu não é lá muito bonito. Mas, é bem pensado, não?
Michelin Tweel
Quem observa o Hankook i-Flex, pode até pensar que a ideia de lançar um pneu que não fure e não precise ser calibrado surgiu mesmo na Coreia do Sul. Mas o conceito não é original. Em 2005, a Michelin lançou no mercado o "Tweel", um produto que combinava pneu (tire) e roda (wheel).
O centro era sólido e montado no eixo. Já os raios eram de poliuretano, dispostos em um padrão de cunha. Uma banda é estirada ao longo dos raios da roda, formando a borda externa do pneu, que é a parte que entra em contato com o solo.
Michelin lançou no mercado um pneu semelhante, também sem ar, em 2005 |
A tensão da banda sobre os raios e a resistência dos próprios raios substituem a pressão de ar de um pneu convencional. A banda de rodagem é, então, adicionada à banda de interrupção.
O Tweel se parece com uma roda de bicicleta bem grande e futurista. A proposta se assemelha, e muito, com o i-Flex. Mas não é comum ver carros rodando com o Tweel por aí. Sinal de que a ideia não deu muito certo.
E agora, será que o i-Flex emplaca no mercado?
Um abraço e até o próximo post!
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