25 de mar. de 2014

Test-drive: Volkswagen Up!

Fotos: Divulgação



Fala galera!

O “pequenininho” da Volkswagen já está dando o que falar. O Up! é a grande aposta da montadora para o mercado brasileiro em 2014. Ele é super compacto, mas nem por isso deixa de lado itens como conforto e, principalmente, segurança. “Principalmente” porque o modelo recebeu cinco estrelas em uma pesquisa feita pela Latin NCAP, uma organização que testa a segurança de carros ao redor do mundo. Conseguir isso é muito difícil!

O Up! ainda foi considerado o carro mais econômico do mercado, segundo o Inmetro. Até aqui os títulos dados ao novo modelo impressionam. Mas e na prática, como é realmente o veículo? E como ele se comporta? Vale a pena comprá-lo?

Bom, vamos ao que interessa. O Up! tem motor flex 1.0 de 82 cavalos de potência com etanol e 75 cavalos com gasolina. 



A transmissão é manual, de cinco velocidades. Entre os itens de série, estão: airbags frontais, freios ABS, rodas de 13” para o modelo de entrada (para outras versões as rodas são de 14” ou até 15”), porta-malas de 285 litros bipartido (permite dividir o compartimento em dois espaços independentes), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e banco do motorista com ajuste de altura. Itens como ar-condicionado, direção elétrica, CD player com Bluetooth, travas e vidros elétricos são opcionais na versão de entrada.

Por foto o carro parece pequeno. Pessoalmente é possível confirmar, sem dúvidas, que ele é pequeno. Com 3,60m de comprimento e entre-eixos de 2,42m, ele tem espaço interno razoável. O padrão estético tem linhas simples e retas, com destaque para a frente “alegre” e a traseira mais conservadora, com lanternas verticais.

Por dentro, os materiais e o acabamento são de boa qualidade. Gostei muito dos bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado, o que remete a bancos de carros de corrida. Eles acomodam muito bem o corpo. Inicialmente o carro pode até parecer simples, mas basta conhecer um pouco mais o modelo para notar que tudo é muito bem feito.

Test-drive

A convite da concessionária Saga Autominas, a Garagem do Calfat testou a versão Red Up!, com a lista completa de equipamentos. Para começar, destaco a tela de GPS bem no centro do painel, que traz informações sobre localização e comportamento do veículo. Com 1,80m de altura, não tive dificuldade em me adaptar aos bancos e ao espaço interno. A dirigibilidade é boa, com sensação de estar “acima” dos outros veículos. 



Apesar de 1.0, o motor é mais potente que alguns 1.4 do mercado, o que dá força nas saídas e segurança nas retomadas. A direção elétrica facilita muito as manobras e como o carro é pequeno, fica fácil estacioná-lo em qualquer vaga. 

O Up! é bem interessante e certamente vale a pena conhecê-lo. As versões começam em R$ 26,9 mil e vão até R$ 39,3 mil, no modelo mais completo.




E aí, gostou? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande seu comentário!

Um abraço e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!