Fala galera!
A partir de 2014 todos os veículos novos comercializados no Brasil deverão, obrigatoriamente, trazer de série freios ABS e airbag (até que enfim!). A definição foi acertada em reunião nesta terça-feira (17), em Brasília, entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e representantes do setor automobilístico.
Foto: Divulgação
Linhas de produção automotiva tiveram 5 anos para se adaptarem |
Havia uma dúvida de quando entrariam em vigor as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ambas foram aprovadas em 2009 e deveriam começar a valer no ano que vem, mesmo.
Só que o setor automobilístico pedia mais tempo para se adaptar e o governo se preocupava com o preço dos carros, que deve ter aumento de 4% a 8% - um carro básico, como um Fiat Uno, de R$ 29,8 mil, por exemplo, passaria a custar R$ 32,1 mil).
A mudança na legislação começou a ser cumprida a partir de 2010, quando a quantidade de veículos novos com ABS e airbag de fábrica foi aumentando ano a ano. Este ano, o percentual obrigatório é de 60% dos veículos. Depois da reunião, ficou determinado que o prazo final é realmente 2014.
Mais segurança
Quem já dirigiu um carro com freios ABS sabe da diferença quase "brutal" para um que não tem a tecnologia. Isso porque é o ABS que evita o travamento das rodas em caso de frenagem brusca. Isso significa que se você estiver dirigindo e algo acontecer repentinamente você está mais seguro.
Foto: Divulgação
Algumas situações podem exigir frenagem brusca ao dirigir; com ABS fica mais seguro |
E são várias as situações que podem acontecer. Eu falo por experiência própria: um cachorro aparece do nada passa na frente do carro na rodovia, uma pessoa atravessa a rua correndo ou ainda o trânsito está parado e você tem que reduzir a velocidade bruscamente.
Com o ABS, o carro vai diminuindo a velocidade gradativamente, até parar. Sob sol ou chuva, independe.
Falando do airbag, que deverá ser duplo e frontal, a segurança é ampliada. Embora seja obrigatório, o uso do cinto de segurança não protege totalmente o motorista e os passageiros. O "saco de ar", na tradução ao pé da letra, potencializa a segurança.
Em caso de acidente, airbag aumenta a segurança para motorista e passageiro |
Já estava mais do que na hora de aumentar, pelo menos um pouco, a segurança dos veículos vendidos no Brasil.
E você? O que achou da determinação? Será que é preciso melhorar ainda mais os nossos carros?
Um abraço e até o próximo post!
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!