6 de ago. de 2013

OFICINA: Veja as outras dicas para não ficar na estrada!!

Fala galera!

Ninguém gosta de ficar literalmente na mão na estrada, né? Ou melhor, à pé! Pois a Garagem do Calfat traz para você outras dicas importantes para fazer o carro funcionar direitinho, ou pelo menos não parar de funcionar completamente! 


No primeiro post da coluna "Oficina" você conferiu dicas sobre pneu furado e pneu careca. Agora vamos dar continuidade e ver outros pontos importantes que merecem (e devem!) ser observados!

1- Superaquecimento do motor

Imagine você estar rodando tranquilo pela rodovia, quando de repente começa a sair aquela fumaça debaixo do capô. E aí, o que fazer? 



Fumaça sob o capô pode indicar superaquecimento do motor

Bom, vale começar pelo alerta! O superaquecimento do motor, além de dar uma baita dor de cabeça na hora, pode pesar no bolso. E muito. O prejuízo pode chegar a algo próximo dos R$ 5 mil, porque tem que fazer toda a retífica. 

Então, vamos lá. O motor geralmente funciona em torno dos 92ºC. Só que muitas vezes ele fica bem mais quente que isso. Por isso, existe um sistema para tirar o excesso de calor, que chama sistema de arrefecimento, que faz o trabalho de diminuir a temperatura. Ele funciona com um sistema de água com aditivo, que "puxa" o calor e o dissipa por meio do radiador. 


Quando superaquece, a água não circula ou não resfria. O motor esquenta muito e geralmente queima a junta do cabeçote. Que beleza! Só que não.



Motor danificado pode dar prejuízo de até R$ 5 mil

Mas e aí? Como sei que a peça não vai dar problema? Para saber o real estado do seu motor, é bom levar o carro a uma oficina mecânica. A não ser que seja um expert no assunto e consiga analisar tudo em casa mesmo.


Bom, mesmo assim algumas dicas são interessantes para perceber sintomas de um motor "doente". O primeiro aspecto, que tem que ser observado constantemente, é o ponteiro (ou mostrador digital) que indica a temperatura do motor. 



É algo mais ou menos como a imagem ao lado. Se estiver perto ou na zona vermelha, alerta total!!! Se estiver do outro lado, fique tranquilo. E se estiver no meio, já vale ficar de olho.

Sob o capô também tem outro ponto importante. Ter que completar a água do motor com frequência: atenção, que tem algo errado! Pode estar vazando água. 


Você pode até descobrir isso na garagem de casa mesmo, se tiver poças no chão. Só que se estiver gotejando ou então a água estiver vazando em forma de vapor, será bem difícil de identificar.


As mangueiras de água também podem ficar estufadas ou poem aparecer manchas no reservatório do radiador. A dica é: apareceu algo diferente? Leve no mecânico. É bem mais confiável e você resolve o problema.


2- Falta de combustível


Não abasteceu e a gasolina (ou etanol! Mas vamos chamar só de gasolina pra não ter que ficar repetindo, ok?) acabou no meio da rodovia? Como que faz? É, a notícia não é boa. Você vai ter que andar alguns bons quilômetros à procura do próximo posto, ou contar com a boa vontade de algum desconhecido para te levar até lá. 



Quer rodar tranquilo? Abasteça sempre que o marcador chegar perto de 1/4 de combustível

Só que a falta de combustível pode acontecer até quando o motorista é cuidadoso e atento. Um grande congestionamento, por exemplo, pode resultar em gasto excessivo de gasolina. 


Outro ponto é o marcador apontar 1/2 tanque, por exemplo, e, de repente, o carro ficar zerado de combustível. O sistema, que usa uma boia dentro do tanque, pode estar com problemas, por isso não confie se o seu carro estiver muito econômico, certo? Uma situação hipotética: se o carro sempre fez 300 km com um tanque, é muito estranho ainda faltar meio tanque, se o hodômetro parcial mostra 290 km, né? Fique de olho!


A dica, sempre, é não deixar o combustível quase acabar para abastecer. Chegou perto de 1/4 no medidor, passa no posto! Principalmente se estiver na rodovia, afinal, pode ser que o próximo posto esteja longe. Na cidade, vale a mesma dica, ok?


3- Pane elétrica


Bom, se o post é para falar de problemas, vamos a mais um. A pane elétrica acontece quando o sistema elétrico (óbvio né!) para de funcionar totalmente ou parcialmente. Dependendo do caso pode acontecer um curto e o carro pegar fogo! Imagina?



Pane elétrica pode causar até incêndio no veículo

É claro que nem toda pane elétrica vai fazer o veículo se incendiar! Relaxa!

Bom, prever totalmente o problema é difícil, mas dá para observar alguns sinais. O primeiro deles é a dificuldade de fazer o carro pegar. Ou então, quando você dá a partida o rádio desliga, ou até mesmo as luzes internas passam a ficar mais fracas. Isso pode ser indício de defeito na bateria. É bem provável que você precise trocá-la.


Se você deixou seu carro top, com DVD, luzes auxiliares e módulos de potência, sem trocar a bateria para aumentar a amperagem, pode dar problema no alternador. Se isso acontecer, o veículo pode parar e você não vai conseguir fazê-lo pegar. Vai ter que chamar um guincho para fazer a famosa "chupeta", que é ligar cabos na bateria para dar uma carga instantânea.



Instalação de acessórios, como DVD, podem exigir uma nova bateria

Bom, é isso! Muitos problemas e algumas dicas simples que podem ajudar a quem saber prever, ou pelo menos identificar, algumas situações chatas que podem te fazer passar muita raiva na rodovia.


O ideal é revisar o carro direitinho, trocar o óleo e o filtro a cada 5.000 km (ou 10.000, dependendo do modelo), manter os pneus calibrados, não esquecer do cinto de segurança e, é claro, fazer uma excelente viagem!



Com tudo funcionando, é só seguir viagem tranquilamente e curtir a paisagem

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