14 de ago. de 2013

Carros: especificações para mulheres!

Fala galera!

A princípio o título pode até não fazer sentido ou parecer meio preconceituoso. Mas este post é um pedido, ou melhor, quase que uma súplica da minha namorada, que não entende "bulhufas" (essa foi do tempo da minha vó!) de carro. Muito menos das especificações.


Mais do que simplesmente "andar", carros têm alguns detalhes técnicos fáceis de entender
Outro dia mesmo pedi para ela ler um texto aqui no blog e ela logo veio "amor, o que é 'cavalo'?"; "e RPM?"; "ai, esse negócio de motor isso, motor aquilo, não entendo nada!". 

E é justamente pensando nela e em outras mulheres (sem preconceitos, ok? Sei que muitas conhecem de carro até mais do que homens!) que a Garagem do Calfat traz para você a tradução ao pé da letra das especificações mais comuns dos carros! 

Especificações


A primeira delas é a potência do motor. Quando falamos que um carro é 1.0, por exemplo, quer dizer que ele tem 1 mil cilindradas. Mas o que é isso? Corresponde ao volume da câmara de combustão total do motor. Obviamente, um motor 2.0 ou mais potente (3.0, como o da Toyota Hilux) é menos econômico que um 1.0 devido à maior potência e tamanho dos cilindros.

Resumindo: quanto maior o número, mais potente o motor!



Pode não parecer, mas motores são bem diferentes dependendo da potência

Bom, ok! O carro é 1.0. O que mais? A próxima informação geralmente é a potência máxima que este motor gera. E aí que aparecem os "cavalos", traduzidos do inglês "horse power", ou "potência de cavalos".


Origem da unidade de medida "cavalo" em carros

Cavalo é uma unidade de medida que representa força / potência. O termo em inglês horse power foi criado pelo engenheiro escocês James Watt. Ele viveu de 1736 a 1819 e se tornou mais conhecido pelas melhorias que introduziu nas máquinas a vapor. Podemos nos lembrar dele sempre que mencionarmos as lâmpadas de 60 watts, por exemplo.


Cavalos puxando carvão originaram a unidade "cavalos", usada também em carros

O fato é que Watt trabalhava com seus cavalos içando carvão de uma mina e queria transmitir a ideia da potência disponível de um desses animais. Terminou descobrindo que os cavalos da mina eram capazes de executar, em média, 22 mil pés-libra (3.044 quilogramas.metro, ou kg.m) de trabalho em um minuto.

Ele deu então um acréscimo de 50% nesse número e determinou que um cavalo-vapor é equivalente a 33 mil pés-libra de trabalho (4.566 kg.m) em um minuto. Esta é a unidade arbitrária de medida que permaneceu válida durante séculos e que hoje consta no seu carro, cortador de grama, motosserra e em alguns casos, até mesmo de seu aspirador de pó.

Outras dicas


Para a leitura não ficar muito cansativa, vou dividir o texto (que tem um mooonte de dicas! A namorada é exigente, né?! rs). Confira no próximo post o que é RPM (rotação por minuto), conta-giros e até quilômetros por litro, ou km/l.


E tudo isso você só confere aqui, na Garagem do Calfat! Tem outras dúvidas? Sugestões? Críticas? Ou então quer só fazer um comentário? Escreva para a gente no editor@garagemdocalfat.com.br com perguntas e sugestões de post ou de dicas! Ou então, use o próprio formulário aqui no site, do lado direito! 


Um abraço e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!