12 de out. de 2013

Você respeita as vagas preferenciais?

Fala galera!

Já faz algum tempo que quero postar algo no blog falando de vagas preferenciais. Não é novidade para ninguém que estas vagas devem ser usadas apenas por aqueles que realmente precisam. 

Exemplo de veículo que desrespeitou a vaga preferencial

Vamos falar de dois tipos, especificamente. Nas ruas, hoje existem: as vagas destinadas a idosos, que SÓ PODEM ser ocupadas por pessoas acima de 60 anos COM DOCUMENTAÇÃO expedida pela prefeitura e também as vagas para deficientes físicos (eventualmente usadas por deficientes mentais! Sim, isso é uma piada!).

Em outros locais, como estacionamentos de shoppings ou supermercados, por exemplo, existem outras vagas preferenciais, como para carros com mais de duas pessoas, para veículos com crianças, etc. Mas esta é outra história. Vamos focar nas vagas para idosos e para deficientes, ok?

Documento que permite estacionar em vagas especiais


















Bom, só que muita gente desrespeita estas vagas para idosos e para deficientes físicos. A desculpa mais comum provavelmente todo mundo conhece: "mas são só 5 minutinhos!". Por 5 minutos ou qualquer tempo que seja, o motorista tem que entender que aquela vaga não é dele!

Pelo Código Brasileiro de Trânsito, "estacionar em desacordo com a regulamentação", como em vagas para idosos e deficientes, resulta em 3 pontos na carteira e ainda multa de R$ 53,20. Mas, mais do que ser punido no bolso e na habilitação, tem que prevalecer o bom senso, não é mesmo? Ou pelo menos deveria.

Para muitos, o bom senso faz parte do cotidiano. Para outros não. A não ser que ele passe a ter algum exemplo na família ou no círculo de amigos, daí a "situação muda de figura". Só que a gente não precisa ter algum exemplo próximo para simplesmente respeitar o que determina a lei.

Vagas preferenciais são visivelmente sinalizadas

Aqueles que não respeitam (ou não respeitavam!), receberam um "troco à altura" pelo programa CQC, da TV Bandeirantes. Imagine estacionar o carro em uma vaga destinada a deficientes físicos e, ao voltar, ter uma cadeira de rodas presa à roda do seu carro?

Pois a "gozação inteligente" feita pelo programa com certeza fez muita gente refletir sobre o assunto. E aí, vale a pena desrespeitar? E se fosse você que precisasse realmente usar essas vagas e tivesse um carro parado lá?

Vale a pena ver o vídeo! Este merece ser compartilhado um milhão de vezes!



E aí, o que achou? Nos faz refletir, não é mesmo? Agora, cabe a cada um fazer a sua parte!

Um abraço e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Bacana, Marcelo. Desrespeitos a direitos sempre me incomodam. Mas fico sem coragem de falar alguma coisa. É tão simples respeitar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Adriana! O mais simples é respeitar e ser respeitado. Mas nem sempre todos pensam assim! Infelizmente...

      Excluir

Muito obrigado pela visita! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!